Select Page

Trabalhos 2022/2023

Collage de um Animal Endémico Português

Escola Básica 2,3 Almeida Garrett (Amadora)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

O que motivou a escolha da espécie representada?
Os alunos escolheram o animal Lince-Ibérico porque é considerado um dos felinos mais ameaçados do mundo. Até 2015, devido ao reduzido número destes animais dispersos, fazia parte da Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza como espécie Criticamente em Perigo de extinção. Em Portugal chegou a atingir um cenário de pré-extinção, com 52 indivíduos em 2002 na natureza.

Memória descritiva:
No âmbito do Programa Eco Escolas foi feita a sugestão pela professora de Ciências Naturais, Lucilia Carneiro, de os alunos da turma B do 5.º ano de participarem no desafio Collage de um animal endémico português. Os alunos desenvolveram o Projeto em várias disciplinas que em articulação. Assim na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento fizeram pesquisa de animais endémicos de Portugal e deram preferência ao animal Lince Ibérico. Realizaram o estudo da sua pelagem, do seu comportamento, do modo de vida transumante na Península e da luta pela sobrevivência. Procederam também a recolha de informação do animal, na disciplina de Ciências Naturais, relativa às suas caraterísticas de acordo com o meio ambiente onde vive. Na disciplina de Educação Visual, os alunos estudaram a sua pelagem, cor e textura para compor o trabalho artístico a desenvolver. A professora de Educação Visual tinha estado recentemente no Parque de DonAna em Espanha onde fez a observação do Lince Selvagem e estava na posse de um vídeo feito no local, que mostrou aos alunos, que puderam in loco observar a locomoção do animal em liberdade. Observaram com rigor o vídeo para aplicarem na elaboração da forma e silhueta do Lince.
Aplicaram técnicas de silhueta, decalque, recorte e colagem de diferentes materiais a saber: papel de revista, jornais, lãs e grafite.

Fotos do trabalho: