Select Page

Trabalhos 2022/2023

Collage de um Animal Endémico Português

Escola Secundária Dr. João Lopes de Morais (Mortágua)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

O que motivou a escolha da espécie representada?
Após a apresentação do projeto aos alunos, estes fizeram uma pesquisa sobre animais endémicos (informação e imagens). Apresentaram a informação recolhida e cada grupo de dois alunos escolheu um animal e reproduziu-o utilizando a técnica de colagem (foram elaborados 10 trabalhos de entre os quais foi selecionado o apresentado a concurso, conforme consta na memória descritiva).
O priolo (Pyrrhula murina), endémico da parte leste da Ilha de São Miguel, no Arquipélago dos Açores, foi a espécie escolhida para representar a escola neste concurso.

Memória descritiva:
No âmbito do tema “Collage de um animal endémico português”, o programa Eco-escolas, em colaboração com a Empresa UHU, propôs a criação de ilustrações utilizando a técnica de collage. A disciplina de EV respondeu a este desafio e durante parte do terceiro período, a turma do 5.º B, realizou colagens com papéis de revista, tecidos e cola UHU.
Aprendizagens Essenciais de Educação Visual
Apropriação e reflexão
- Selecionar com autonomia informação relevante para os trabalhos individuais e de grupo.
Interpretação e comunicação
- Expressar ideias, utilizando diferentes meios e processos (pintura, escultura, desenho, fotografia,
multimédia, entre outros);
Experimentação e criação
- Reconhecer o quotidiano como um potencial criativo para a construção de ideias, mobilizando as
várias etapas do processo artístico (pesquisa, investigação, experimentação e reflexão);
- Utilizar diferentes materiais e suportes para realização dos seus trabalhos;
Estratégias/tarefas
Etapa 1 (sala de aula) - (1 sessão de 90m)
1. Apresentação do projeto e da atividade aos alunos.
3. Visualização, exploração e reflexão sobre a técnica de Collage, artistas mais conhecidos e suas obras.
Etapa 2 (Biblioteca Escolar) - (1 sessão de 90m)
1. Pesquisa sobre o que é um animal endémico e quais são, num recurso impresso e num recurso digital,
utilizando a “Ficha de Recolha de Informação”.
2. Registo e síntese da informação recolhida (num documento Google Docs partilhado com a professora
de EV).
3. Pesquisa de imagens, livres de Direitos de Autor, de animais endémicos por aluno.
Etapa 3 (sala de aula) - (3 sessões de 90m)
1. Exploração e análise da informação recolhida em grande grupo, levantamento de problemas e soluções, definição de estratégias.
2. Seleção de um animal por cada grupo de dois e Impressão a preto e branco das imagens escolhidas.
3. Para facilitar a compreensão do produto gráfico, os alunos tiveram de ter em conta um dos elementos
básicos do discurso gráfico, o contraste entre figura e fundo, através do uso da cor.
4. Início das colagens.
Etapa 4 (Exposição e seleção do trabalho vencedor)
1. Dos trabalhos realizados entre os 10 grupos, foram escolhidos três pelos alunos da turma.
2. Exposição dos trabalhos selecionados no Dia das Expressões e votação do favorito pela comunidade
educativa, no próprio dia.
Dados:
Agrupamento de Escolas de Mortágua
Turma 5.º B
Alunas: Eduarda Borges Cordeiro
Maria Prata Inácio
NOTA: A professora responsável perdeu o seu telemóvel e, consequentemente, quase todas as fotos do
processo do trabalho. Seguem as poucas fotos tiradas já no final do processo.

Fotos do trabalho: