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Trabalhos 2022/2023

Collage de um Animal Endémico Português

Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga (Braga)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

O que motivou a escolha da espécie representada?
A Borboleta, Hipparchia azorina, foi a eleita. Os alunos gostaram de perceber sobre o seu ciclo de vida, passando por metamorfoses e constatando que de uma lagarta nasce um animal de admirável beleza. Todos gostaram de conhecer mais sobre o habitat desta borboleta, nativa dos Açores e que vive a grandes altitudes. Ficaram também perplexos por se tratar de uma espécie ameaçada pela perda de habitat.

Memória descritiva:
A professora de Ciências Naturais, propôs aos alunos do sexto ano das turmas A e B, a participação no desafio UHU - “Animais Endémicos de Portugal”. Esta atividade foi trabalhada em articulação entre a disciplina de CN e o programa Eco-Escolas e teve como principais objetivos o conhecimento da Biodiversidade nacional e reconhecimento de medidas de proteção dos ecossistemas. Esta atividade também permitiu aliar a educação ambiental ao desenvolvimento de competências artísticas.
A docente iniciou a aula com a exploração de um Powerpoint, onde se explicava o que são espécies endémicas e onde constavam várias espécies endémicas de Portugal explicando as características de cada uma.
De seguida, os alunos tiveram tempo de pesquisar sobre essas espécies e numa folha de papel de rascunho, desenharam as suas preferidas (morcegos, borboletas, cobras…).
Seguiu-se a apresentação cuidada de todas propostas às turmas e procedeu-se à votação e eleição. A mais votada foi a Borboleta, Hipparchia azorina, para a elaboração do trabalho de “Collage”.
A Borboleta Hipparchia azorina, foi a eleita pois os alunos gostaram de perceber sobre o seu ciclo de vida, passando por metamorfoses e constatando que de uma lagarta nasce um animal de admirável beleza. Também gostaram de conhecer mais sobre o habitat desta borboleta, nativa dos Açores.
Os materiais para a realização dos trabalhos foram folhas inutilizadas existentes na reprografia de pautas musicais dando assim, um fim útil ao “desperdício” de papel, fazendo desta forma uma ligação entre a música e a natureza.
Deu-se início aos trabalhos que consistiu no seguinte: 1 - recorte das folhas musicais em tiras de vários tamanhos e larguras; 2 -enrolamento das tiras de papel; 3- colagem dos rolinhos no desenho da borboleta, em vários tamanhos e posições.
O trabalho final transmite a sensação de liberdade, inovação, um ziguezaguear harmonioso e sofisticado, através do belo voo da borboleta.

Fotos do trabalho: