Trabalhos 2022/2023
Collage de um Animal Endémico Português
Escola EB 2,3 Prof. Dr. Egas Moniz (Estarreja)
Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)
O que motivou a escolha da espécie representada?
Foi o facto das alunas gostarem de aves, e dentro das espécies existentes, o pássaro Bis-Bis, ser a espécie que mais lhes suscitou interesse, pois sendo um pássaro endémico do Arquiélago da Madeira, apresenta o peito esbranquiçado e um padrão distinto na cabeça, uma crista, que o torna mais belo e colorido.
Memória descritiva:
No âmbito da disciplina de Educação Visual, foi lançado aos alunos do 9º ano, o desafio de ilustrar um animal endémico português, utilizando a técnica de collage. Todos os alunos participaram com interesse e empenho, mas apenas alguns deram por concluídos os seus trabalhos. Após uma seleção dos melhores trabalhos, apresentamos o escolhido, elaborado por duas alunas do 9ºA, Laura Almeida e Rosa Silva, com grande detalhe e rigor. Após uma pesquisa dos diversos animais, o animal endémico selecionado por elas, foi o pássaro Bis-Bis, mais tarde nomeado de Magali, apesar da sua aparência de macho. Além de tesoura, pincéis e cola, os materiais utilizados foram papéis de diversos tipos, incluindo jornais, revistas e também papel cavalinho.
Primeiramente as alunas desenharam o animal endémico, numa folha A3 e cortaram alguns papéis, experimentando a respetiva técnica e verificando o efeito pretendido. O trabalho foi construído em pequenos passos e os papéis foram sendo recortados à medida que iam sendo colados. Para as folhas, parte verde, as alunas utilizaram revistas de culinária e de supermercados, daí os legumes observados. Para representar a profundidade da imagem, elaboraram um degrade entre verdes claros, para as zonas de luminosidade e verdes escuros para as zonas de sombra. Na parte mais branca usaram revistas de ‘design’ de interiores, nomeadamente imagens de cortinas, sofás ou paredes, que foram complementadas com imagens de culinária. Para as partes amarelas usaram papéis com imagens de alimentos, como omeletes e bacalhau com natas, para as partes pretas e cinzentas recortes de jornal, sendo que, nas últimas utilizaram recortes de olhos de políticos (como, por ex., a ex-ministra da saúde, Marta Temido). Por fim, para elaborar o ramo usaram papéis de revistas de culinária, compostos por aveia e granola. Escondido no canto inferior esquerdo deste trabalho, colocaram parte da face do prof. Marcelo Rebelo de Sousa, que as alunas usaram alegando questões humorísticas e de crítica social.
Fotos do trabalho: