Trabalhos 2022/2023
Collage de um Animal Endémico Português
Escola Secundária de São Pedro da Cova, Gondomar (Gondomar)
Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)
O que motivou a escolha da espécie representada?
Com o objetivo de apelar para a conservação do Lince-Ibérico, os alunos escolheram-no para a realização do trabalho, visto que é uma espécie em constante evolução no nosso Pais.
A população de lince ibérico alcançou 1.111 exemplares em 2020 em toda a Península Ibérica e em 2021 nasceram em Silves os primeiros Linces-Ibéricos. Esta já a terceira ninhada da primeira fêmea nascida no Centro Nacional de Reprodução do Lince-Ibérico de Silves, Portugal.
Memória descritiva:
Na turma A do 8º ano, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, a professora e Diretora de Turma, abordou o tema “Biodiversidade”, onde foi analisada a lista Naturdata de espécies endémicas de Portugal e de espécies endémicas da Península Ibérica e Macaronésia presentes em Portugal.
De seguida, promovendo a interdisciplinaridade, a professora da disciplina de Oficina de Artes desafiou os alunos a elaborarem uma ilustração sobre um destes animais, apelando à imaginação, criatividade e ao poder de comunicação. Pesquisaram informação respeitante ao habitat, área geográfica, alimentação e características físicas da sua escolha.
Refletindo em conjunto com os alunos sobre desenvolvimento da economia circular em Portugal, e particularmente sobre a importância da reciclagem e a importância que ela representa para o nosso planeta, foram recolhidos vários materiais para a realização da técnica collage com cola UHU.
Finalmente, a turma selecionou o trabalho para participação neste concurso.
Fotos do trabalho: