Trabalhos 2022/2023
Collage de um Animal Endémico Português
Escola EB do Ramalhal (Torres Vedras)
Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
O que motivou a escolha da espécie representada?
No âmbito do projeto “Acolher”, dinamizado na nossa escola, os alunos do 4.º vieram à sala do 1.º ano falar sobre os animais domésticos e selvagens.
O 1.º ano deu continuidade à exploração deste conteúdo e realizou uma pesquisa sobre espécies endémicas e descobriu que existem peixes de água doce em vias de extinção, entre eles o Ruivaco, espécie que habita em alguns rios do Oeste do território nacional (Alcabrichel, Sizandro e Safarujo).
A importância da valorização dos recursos aquáticos envolvendo as nossas crianças e consciencializando-as para a preservação e conservação dos ambientes que servem de habitat à maior parte dos seres vivos do Planeta também foi um ponto de partida para o arranque deste trabalho.
Memória descritiva:
O primeiro passo foi a escolha do animal endémico. Após a pesquisa, os 24 alunos chegaram a um acordo e elegeram o ruivaco.
De seguida, procedeu-se à recolha dos materiais a utilizar. Começaram a trabalhar e, com a ajuda da inconfundível e eficaz cola UHU, realizaram a colagem, primeiro do peixe e depois do ambiente aquático, sempre supervisionados pela professora e uma assistente operacional.
Materiais utilizados (existentes na escola e cedidos pelos alunos e professora):
Para o peixe usámos um resto de uma esponja já utilizada noutro trabalho, pétalas de uma flor artificial, cartolina Eva cortada aos bocadinhos e cola UHU de bisnaga.
Aproveitámos ainda restos de madeira, aparas de lápis, bocadinhos de Eva e um cartão de um bloco A3 de papel cavalinho.
Fotos do trabalho: