Trabalhos 2022/2023
Collage de um Animal Endémico Português
Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello (Ansião)
Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)
O que motivou a escolha da espécie representada?
Foi escolhido o priolo, por ser uma espécie endémica da Ilha de São Miguel, nos Açores. Ele não é encontrado em nenhum outro lugar do mundo, o que o torna único e especial. Esta espécie esteve ameaçada, mas devido aos esforços de preservação está estável, mas ainda em perigo. Atualmente a maior ameaça que o priolo enfrenta é a destruição do seu habitat, a floresta Laurissilva.
Memória descritiva:
No que concerne à proposta de trabalho do Eco-Escolas/ UHU: Collage de um animal endémico português, foi lançado o desafio aos alunos do 5ºE, da Escola Básica nº2 de Avelar- Agrupamento de Escolas de Ansião. O projeto foi desenvolvido e organizado em diferentes fases de trabalho: foi consultada a lista de animais endémicos portugueses. Nas aulas de Educação Visual e Educação Tecnológica os alunos desenharam em folha de papel cavalinho formato A3, alguns animais, tais como o pombo da madeira, o morcego dos Açores, o escaravelho e o priolo. Numa fase seguinte, foi selecionado o desenho que melhor conseguia dar resposta ao pretendido.
A turma foi dividida em três grupos de trabalho, dois grupos recortaram os papéis de revistas para compor o priolo e o terceiro grupo procedeu à técnica de Collage. Seguiu-se a preparação do suporte, numa folha de papel de formato A3; foi colada uma folha de jornal, que foi pintada com um fundo azul e verde, fazendo a associação com o céu e a vegetação. O priolo foi recortado e colado sobre este suporte e foi colocado um Passpartout.
Conclusão: Ao longo do desenvolvimento de todo o projeto os alunos demonstraram sempre muito interesse e apresentaram ideias muito criativas, tendo sido uma experiência muito enriquecedora quer para os alunos quer para a professora.
Fotos do trabalho: