Trabalhos 2022/2023
Collage de um Animal Endémico Português
Escola Básica de Fareja (Fafe)
Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
O que motivou a escolha da espécie representada?
O desafio da UHU foi apresentado quando os alunos estavam a explorar os animais, a professora Titular e os alunos pesquisaram sobre animais endémicos. Depois de verem alguns animais projetadas os alunos demonstraram interesse pelas aves, em especial pelo priolo de S. Miguel Açores, por ser um pássaro com ar engraçado, e que esteve em risco de extinção porque só vive na Laurissilva, a floresta nativa dos Açores que foi quase destruída, também por ser um pássaro curioso, que se deixa observar aproximando-se um pouco quando vê pessoas.
Memória descritiva:
Após a escolha do animal endémico que foi o priolo de S. Miguel Açores, a professora Titular fez o esboço do trabalho numa folha A3. Após o esboço foram escolhidos os materiais a utilizar. Nos desperdícios da sala foram escolhidos alguns pedaços de tecido com as cores pretendidas, na arrecadação da lenha as cascas de árvore, e pela sua cor a flor da planta seca decorativa lunaria ( moeda do papa), e as suas sementes. Esta planta foi oferecida por uma assistente da escola e já tinha sido semeada pelos alunos.
Os alunos da Educação Pré Escolar com a orientação da professora fizeram a colagem dos diversos materiais utilizando cola da UHU e cola branca.
O corpo da ave foi elaborado com a flor da planta seca lunaria, e com tecidos, o tronco da árvore com as casca de árvore, os galhos com sementes de lunaria e o fundo que representa o céu com pedaços de tecidos com tom de azul. Para finalizar, com a ajuda da professora, foram feitos uns retoques de cor com tinta sobre os pedaços de tecido do fundo e no tronco da árvore. Os alunos gostaram de participar na atividade e mostraram-se entusiasmados com o resultado final.
Fotos do trabalho: