Trabalhos 2022/2023
Collage de um Animal Endémico Português
Escola EBI Mário Beirão (EB 2,3) (Beja)
Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
O que motivou a escolha da espécie representada?
Sendo um dos grandes objetivos do projeto Eco Escolas Mário Beirão o tentar aumentar o conhecimento e interesse pela biodiversidade na comunidade escolar foi consensual o aceitar este desafio e trabalhá-lo de forma transversal em todos os ciclos da Escola.
A Escolha do lince ibérico teve como fator primordial ser uma espécie da região em que nos encontramos e que tanto esforço temos feito para preservar.
Memória descritiva:
Sendo um dos grandes objetivos do projeto Eco Escolas Mário Beirão o tentar aumentar o conhecimento e interesse pela biodiversidade na comunidade escolar foi consensual o aceitar este desafio e trabalhá-lo de forma transversal em todos os ciclos da Escola.
Assim, no 1º ciclo os alunos na oficina de artes das AECS, tiveram uma pequena abordagem ao tema após o que cada um dos alunos desenhou o seu lince. A construção do lince foi com pasta de papel e para preencher o fundo utilizaram-se os vários linces, colados com UHU, aproveitando a imaginação e a criatividade de cada criança, reforçando a necessidade de termos uma missão em comum “proteger o que está em perigo”.
Os alunos do 2º ciclo, inicialmente exploraram na disciplina de ciências naturais o tema da biodiversidade, estimulando o desenvolvimento da sua literacia ambiental e do desenvolvimento sustentável. Pesquisaram os animais endémicos portugueses e em particular os da nossa região tendo o lince ibérico despertado desde logo a sua atenção especial. Criaram um bilhete de identidade do animal, com recurso à disciplina de TIC.
Este trabalho teve uma forte integração curricular e a motivação dos alunos foi um fator bastante positivo a assinalar.
Os alunos foram desafiados, após estudarem para a manutenção e preservação dos ecossistemas nacionais e até locais, a dar asas à sua imaginação e a criaram trabalhos originais, em Educação Visual e Tecnológica.
A discussão acerca do trabalho foi grande, debateram-se ideias sobre Sustentabilidade no âmbito da Educação Ambiental nomeadamente nos impactos da ação humana no equilíbrio dos ecossistemas e seguidamente foram dando asas à sua imaginação e criatividade aplicando técnicas e materiais de desenho e pintura orientados pelos professores das disciplinas.
Feita a pesquisa foram feitos vários registos incidindo em corpo inteiro ou em partes, tais como cabeça olhos focinho etc. Desenho à vista seguido de técnicas de pinturas com diversos riscadores. Recorte do lince. Colagem com cola UHU no quadro feito em ET.
Na disciplina de ET utilizaram a técnica do mosaico, foram utilizadas revistas velhas para aproveitamento das cores e simultaneamente para explorar as características e qualidade do papel e da cor.
A Técnica do recorte foi aperfeiçoada na criação da folhagem e recolha de flores.
Sobre uma folha de cartão foi feita a moldura do quadro utilizando e colando os quadrados de revista obtidos. Finalmente foi colado um fundo, com cola UHU, em papel Kraft e em EV colados os linces.
As técnicas utilizadas foram:
• Desenho à vista
• Técnicas de pintura com diversos riscadores
• Técnicas de recorte em papel
• Técnicas de colagem
Os trabalhos foram surgindo, trabalharam todos os alunos da turma, no entanto foi feita uma seleção democrática de desenhos do lince para o quadro.
Os alunos do 3º ciclo irão dar continuidade a este trabalho construindo um painel na parede do ginásio da Escola Mário Beirão.
O envolvimento de toda a comunidade educativa foi excelente e a discussão sobre a temática da sustentabilidade foi alargada para fora da sala de aula e até em casa foi debatido o tema com o auxílio dos seus encarregados de educação.
A missão foi superada com sucesso!
Fotos do trabalho: