Trabalhos 2022/2023
Collage de um Animal Endémico Português
Escola EB de Santa Luzia de Lagares (Felgueiras)
Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
O que motivou a escolha da espécie representada?
A Educadora que aderiu a este desafio este ano letivo está na nossa biblioteca escolar e desde Março que desenvolve com os alunos da escola que frequentam a referida biblioteca, dois projetos relacionados com borboletas : O ciclo de vida dos bichos-da-seda e o ciclo de vida da borboleta cauda de andorinha, que muita curiosidade e interesse fomentou nos alunos. Como tal, quando em Conselho Eco-escolas decidiu aderir ao desafio da UHU do COLLAGE de um animal endémico em Portugal e junto com os alunos fomos pesquisar na listagem dos animais endémicos a grande maioria perguntou de imediato se podia ser sobre uma borboleta de Portugal. Na listagem todos os alunos elegeram a HYPHORAIA DEJEANI , uma borboleta da Península Ibérica na categoria dos insetos visto depois nas pesquisas descobrirmos na Wikipédia: "...é uma espécie de insetos lepidópteros, mais especificamente de traças, pertencente à família Erebidae. A autoridade científica da espécie é Godart, tendo sido descrita no ano de 1822. Trata-se de uma espécie presente no território português."
Decidido por todos tratamos logo que possível pensar na forma, materiais a usar que teriam de ser reciclados por toda a comunidade escolar.
Memória descritiva:
A escolha do animal endémico - a borboleta Hyphoraia dejeani - foi feita pelos alunos do 1º ciclo que estavam a frequentar a biblioteca da nossa escola juntamente com a educadora responsável pelo desafio UHU/Collage. Consultamos a listagem sugerida dos animais endémicos na plataforma Eco-escolas. Logo que escolhido, decidimos seguir o link sugerido e imprimir em A3 uma imagem da referida borboleta no seu habitat. Esta imagem e tamanho, serviu de apoio para a educadora com os alunos planear o trabalho em si e desenhar o esboço inicial da borboleta num cartão A3 fornecido por uma assistente da escola. Logo de seguida nas salas da escola foi possível recolher algumas revistas usadas e também foi solicitado às famílias alguns materiais que se poderiam reciclar, reaproveitar e usar no Collage: revistas usadas, casca de carvalho, restos de eva, sacos vazios de batatas,... etc.
Nos próximos dias e aos poucos os alunos nos tempos disponíveis começaram a procurar nas revistas os tons parecidos com a borboleta, o céu, a natureza... e a recortar em bocados colocando em recipientes por cores.
Como uma mãe que tem um horto nos ofereceu restos de casca de carvalho, decidimos fazer a base do trabalho e colamos casca a casca o mais próximo possível com a cola UHU. De seguida, fomos colando todos os tons na borboleta de papel de revista, o corpo com papel celofane revestido a restos de saco de batatas, as antenas e as patas com restos fios e tiras "cachimbo".
Tudo teve a participação dos alunos do 1º ciclo e algumas crianças do Pré-escolar, desde o procurar dos tons no papel de revistas, recortar, colar,..onde expor no espaço escolar.
Quando finalizado os alunos ficaram muito contentes com o resultado e a educadora sugeriu fazermos também um pequeno cartaz explicativo da Morfologia, Habitat ...da Borboleta que os alunos ajudaram a realizar pesquisando no computador da biblioteca.
O Trabalho final foi "envernizado" com cola branca de madeira principalmente para a casca de carvalho não desprender.
Envolvemos vários membros da comunidade escolar na reciclagem de materiais e na elaboração do desafio UHU / Collage tal como tem sido em todas as nossas atividades eco-escolas. Os restantes docentes também exploraram a temática em sala de aula.
Terminado tudo e em conjunto, afixamos o trabalho final no recinto comum dos corredores da primária junto às salas e por baixo o cartaz extra que achamos importante para todos aprenderem com o desafio da UHU / Collage de um animal endémico de Portugal.
Os alunos ficaram bastante entusiasmados com o projeto fantástico que realizaram que chamam a atenção a outros para verem e lerem sobre.
Os docentes e a comunidade ficaram satisfeitos com o seu envolvimento em todas as etapas, com a sua capacidade de pesquisar e com a sua criatividade e imaginação, através do desenho/ilustração/colagem dos diversos materiais.
Como todas as nossas atividades e desafios ECO-Escolas, também este desafio será divulgado na página da nossa escola: https://www.facebook.com/guimaraes.celagares/
Fotos do trabalho: