Trabalhos 2022/2023
Collage de um Animal Endémico Português
Escola Básica Pedro Nunes (Alcácer do Sal)
Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)
O que motivou a escolha da espécie representada?
O trabalho foi realizado com uma aluna no Ateliê de Expressão Plástica.
Quando foi apresentado o Desafio ”Collage de um animal endémico português” procurou-se saber mais sobre quais as espécies existentes em Portugal. Foi feita uma consulta da lista disponibilizada no site do Eco-escolas e posteriormente feita uma pesquisa para melhor conhecimento das caracteristicas de cada animal e o seu habitat.
Verificou-se, então, que existia a Boga- portuguesa (Iberochondrostoma lusitanicum) que vive nas bacias do rio Sado (rio que banha Alcácer do Sal), pelo que recaiu sobre este animal o trabalho de Collage.
Memória descritiva:
Após selecionado o animal, havia necessidade de saber mais sobre a técnica de Collage (técnica que consiste em combinar diferentes elementos externos sobre um suporte) para isso foram mostradas várias imagens / fotografias de trabalhos elaborados com esta técnica.
De seguida procedeu-se à escolha e preparação de materiais a utilizar. Assim, para a base (suporte) foi utilizado um cartão, tamanho A3, recortado de uma caixa; para a “água” foram cortadas várias tiras de meias velhas com cores (tons de azul) e texturas diversas que depois de coladas foram cobertas com rede para atenuar um pouco os tons e dar relevo ao peixe.
Para o peixe ( Boga - portuguesa), foi inicialmente feito um estudo (desenho) sobre as suas cores e a sua fisionomia, tendo sido escolhidas as cápsulas das embalagens do leite devido ao seu efeito prateado e branco para fazer as escamas. Estas foram coladas uma a uma sobre um cartão cortado com a forma do peixe. Nas barbatanas foram usados restos de papel prateado (embalagens de chocolate) e restos de papel celofane colorido e para o olho recorreu-se a tampas de plástico.
Todo o trabalho realizado permitiu através do manuseamento de diferentes materiais com diferentes texturas a estimulação sensorial e contribuiu para o desenvolvimento da motricidade fina na aluna.
Fotos do trabalho: