Trabalhos 2022/2023
Collage de um Animal Endémico Português
Escola Secundária José Macedo Fragateiro (Ovar)
Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)
O que motivou a escolha da espécie representada?
Foi escolhido o Priolo dos Açores devido à sua raridade e espécie em perigo pois é uma ave criticamente ameaçada encontrada apenas neste arquipélago. A sua população é limitada e com as características únicas que o tornam num tesouro, pelo que devemos promover a conservação do seu habitat bem como r a sua procriação. Foi escolhido o Priolo dos Açores devido à sua raridade e espécie em perigo pois é uma ave criticamente ameaçada encontrada apenas neste arquipélago. A sua população é limitada e com as características únicas que o tornam num tesouro, pelo que devemos promover a conservação do seu habitat bem como a sua procriação.
Memória descritiva:
No âmbito do Programa Eco-Escolas, os docentes do 3º ciclo de Educação Visual desafiaram todos os seus alunos ( 8º, 9º) da escola Secundária José Macedo Fragateiro a participar no desafio ”Collage de um Animal Endémico Português”. Após a consulta da lista disponibilizada foi escolhido pela aluna o Priolo dos Açores.
O trabalho foi feito individualmente e começou pela pesquisa de uma imagem do Priolo que fosse apropriada para o trabalho e do desenho de observação do mesmo a grafite e à mão levantada.
Seguidamente foram escolhidos materiais reciclados ou já usados para a construção da colagem. A aluna, do 9º D, autora do trabalho, selecionou vários tipos de papel, principalmente de jornal, revistas e sobras de cartão e cartolina, escolhendo as cores e texturas mais apropriadas. Algumas partes do Priolo foram feitas em separado, tendo sido depois colados todos os seus componentes com cola transparente UHU. Foi feito o fundo também com colagem de papel de revista e posteriormente, montado e colado, com a mesma cola, o trabalho final.
Fotos do trabalho: