Select Page

Trabalhos 2022/2023

Collage de um Animal Endémico Português

CATL "Mundo da Criança" – Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande (Ribeira Grande)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

O que motivou a escolha da espécie representada?
Após uma pesquisa dos animais endémicos dos Açores e em especial à ilha de S. Miguel, a escolha não foi fácil, tivemos que ir a votos ganhou o Priolo.
Logo após esta escolha tentamos mostrar às crianças de forma mais aprofundada que o "Priolo" é uma ave endémica da ilha de S. Miguel, sendo a única no mundo. No séc. XX , esta espécie foi considerada em vias de extinção, devido à destruição do seu habitat, a floresta Laurissilva, esta que foi um ponto de partida para trabalharmos a "Floresta Laurissilva" nos Muros com Vida. O Priolo neste momento é uma ave protegida e o seu habitat tem sido restaurado e conservado.

Memória descritiva:
PROJETO ECO-ESCOLAS 2022/2023
MEMÓRIA DESCRITIVA
1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Nome do projeto: “Collage de um animal endémico português”
Autores: CATL “MUNDO DA CRIANÇA”
Email: mundodacrianca@scmrg.pt
2. MEMORIA DESCRITIVA DO PROJETO E COMO FORAM ENVOLVIDAS AS CRIANÇAS
Numa primeira fase, foi apresentado às crianças o projeto e suas linhas orientadoras de maneira a explicitar os objetivos e intenções da tarefa proposta. Após esta breve introdução foi apresentado às mesmas alguns vídeos e imagens de animais endémicos da região e o seu habitat. Gerou-se um diálogo onde surgiram várias ideias, possibilidades de execução de variadas maneira, um sem número de materiais a utilizar e pensou se logo em tecidos, jornais, tintas, pequeno tronco, folhas de papel ou mesmo folhas de plantas naturais, etc. Imediatamente emergiu uma vontade comum de criar o nosso animal endémico. Ao início a escolha do animal não foi fácil, fomos a votos, no entanto, chegamos a um consenso, a escolha recaiu no “PRIOLO” onde tentamos descrever da melhor maneira este animal:
- Mede entre 15 a 17 cm e pesa cerca de 30g;
- Tem a cabeça, assas e cauda preta e tronco castanho/acinzentado;
- Bico preto e forte;
- Os sexos são idênticos;
- No verão alimenta-se em zonas abertas e no inverno permanecem na floresta nativa;
- Reproduz-se na floresta Laurissilva, entre os meses de junho até ao final de agosto;
- O Priolo é uma espécie de ave endémica da ilha de S. Miguel, mais especificamente na zona localizada a leste desta ilha, que abrange os concelhos de Nordeste e Povoação.
A partir desta base, foi mais fácil, por exclusão de partes, chegar à ideia final que resultaria na concretização do nosso trabalho. No entanto, cada criança pintou um desenho da ave e de seguida, o grupo procedeu à organização das fases de trabalho:
- Definição de estratégias;
- Plano de trabalho;
- Escolha de materiais;
- Conceção do objeto artístico e consequentemente execução do mesmo (Collage de animal endémico).
3. MEMÓRIA DESCRITIVA RELATIVA AO OBJETO APRESENTADO
Dimensões: A3
Altura: 42 cm
Largura: 30 cm
Materiais utilizados na construção: pequenos troncos; jornais; tintas; cola de madeira; cartolinas; cartão; tecidos; botões; lã e folhas de plantas naturais.

Fotos do trabalho: