Select Page

Trabalhos 2022/2023

Collage de um Animal Endémico Português

Colégio de São Gonçalo de Amarante - Escola Católica (Amarante)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

O que motivou a escolha da espécie representada?
A espécie escolhida para o "Desafio UHU" foi a Águia-de-Bonelli - "Aquila fasciata" que, apesar de não corresponder a uma espécie endémica, foi observada a sobrevoar a escola, o que estimulou o interesse e a curiosidade dos alunos durante uma aula de campo de Birdwatching. Rapidamente surgiram as perguntas e as pesquisas orientadas, levando os alunos a escolher esta espécie para a participação no "Desafio UHU". Trata-se de uma espécie em perigo de extinção, e que foi classificada em Portugal com o estatuto de conservação "raro" (no Livro vermelho dos vertebrados de Portugal continental).

Memória descritiva:
Na Atividade de Apoio/Enriquecimento Curricular de Oficina de Projetos foi desenvolvido o projeto “Desafio UHU”. O desafio UHU surgiu de uma parceria entre o Programa Eco-Escolas e a UHU, reconhecendo a necessidade de aumentar o conhecimento e interesse pela biodiversidade nacional. Os alunos produziram uma ilustração de dimensão A3 da espécie "Aquila fasciata", utilizando a técnica de collage.
De modo a conhecer as características da Águia-de-Bonelli com detalhe (morfologia, anatomia, habitat, ciclo de vida, ameaças, etc.), os alunos exploraram documentários, analisaram informações de origem diversa. No dia 10 de fevereiro, a escola recebeu a visita de um ex-aluno, agora aluno da licenciatura de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, que ministrou uma palestra sobre esta espécie em perigo de extinção. A palestra foi dirigida a todos os alunos do 2.º Ciclo e pretendia informar e sensibilizar para a manutenção e preservação dos ecossistemas nacionais.
Para a execução da técnica de collage, os alunos recorreram à utilização de papel reutilizado e reciclado. O projeto teve como objetivos principais estimular, através de atividades práticas, o aumento da literacia para a sustentabilidade em geral e biodiversidade em particular e conhecer produtos que respeitam o equilíbrio dos ecossistemas (especificamente a família ReNature). Os alunos desenvolveram os trabalhos com muita curiosidade, empenho e entusiasmo.

Fotos do trabalho: