Trabalhos 2022/2023
Collage de um Animal Endémico Português
Escola Básica Quinta do Vieira (Matosinhos)
Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
O que motivou a escolha da espécie representada?
Os alunos escolheram a abelha porque apresentam um interesse especial por esta espécie, especialmente desde que receberam a visita de um apicultor, na escola.
Reconhecem a sua importância para a polinização das plantas o que lhes confere um papel fundamental na sobrevivência de todas as outras espécies. Consequentemente, têm um papel preponderante na economia à escala global.
Ficaram surpreendidos ao constatar a sua hierarquia e organização social, com papéis muito bem definidos e distribuição de tarefas de acordo com a idade que apresentam.
Admiram o seu espírito de equipa, que inclusive faz com que se sacrifiquem pela colmeia. Adoram mel e reconhecem que é um excelente substituto do açúcar, apesar de ser necessária moderação no seu consumo.
Apresentam preocupação com uma eventual extinção da espécie devido à poluição e à predação por espécies invasoras, tais como as vespas asiáticas.
Também consideram que é um animal bonito e “super fofinho”.
Memória descritiva:
Os alunos optaram por realizar um único trabalho, coletivamente.
O primeiro passo foi analisar a lista de animais endémicos portugueses e, por unanimidade, foi eleita a abelha.
Definiram-se estratégias e fez-se o levantamento dos materiais necessários.
Os alunos trouxeram, de casa, catálogos e folhetos de publicidade. Além destes, utilizamos diferentes tipos de papel, em diversas cores; pautas de música antigas; tesouras; furadores e muita cola, de diferentes tipos, da marca UHU.
Recortaram-se os diferentes tipos de materiais e foi-se procedendo à sua combinação, de modo harmonioso, numa folha A3, até obtermos o trabalho final.
Na nossa collage, o azul representa a água e o céu; os recortes com vegetação representam as florestas, campos e jardins onde podemos encontrar as abelhas; as flores coloridas e em diferentes tipos de azul simbolizam a natureza e a importância das abelhas para todos os seres vivos, enquanto agentes polinizadores; as flores douradas representam o mel e a vida na colmeia; as asas com as pautas lembram o seu zumbido, a “música” que acrescentam ao planeta; os corações floridos na sua cabeça representam o espírito de equipa que têm umas com as outras e o coração vermelho simboliza o carinho e cuidado que os nossos alunos têm para com este animal.
A nossa abelha está agora em exposição, no mural dedicado ao programa Eco-Escolas, no pátio de entrada da escola.
Fotos do trabalho: