Trabalhos 2022/2023
Collage de um Animal Endémico Português
Escola EB1/PE/C de Santana (Santana)
Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
O que motivou a escolha da espécie representada?
A nossa escola fica situada numa zona rural onde a lagartixa é vista com um animal pouco querido pelos adultos, chega mesmo a ser considerada uma praga ou um animal que todos gostam de ver longe das suas casas e pertences. Pelo contrário, as crianças não têm qualquer tipo de receio relativamente a este reptil envergonhado, mas que desperta a curiosidade nas crianças.
Memória descritiva:
No recreio da nossa escola algumas crianças aproximam-se dos adultos com lagartixas na mão, mostrando orgulhosos o animal que conseguiram apanhar. Fomos ao encontro desse interesse e com as crianças pesquisamos e descobrimos aspetos curiosos e pouco conhecidos. Recolhemos uma imagem e a partir dela as crianças foram colando vários papeis, nomeadamente papel de jornal e papel de lustro rasgado por eles, utilizando naturalmente a cola UHU líquida. Participaram as crianças da sala que mostravam interesse nesta mesma atividade.
Hoje em dia, a lagartixa construída, encontra-se nas paredes da nossa sala, e apesar de continuar a ser um animal que nem todos admiram, ficou mais claro para adultos e crianças vários aspetos relativamente ao mesmo, nomeadamente:
Ajudam a polinizar algumas flores
É uma espécie protegida
Tiveram uma referência história a quando da chegada dos primeiros navegadores.
Revela capacidade de destacar a cauda quando em perigo. A cauda quando solta serve para distrair os predadores, sendo assim possível fugir dos mesmos. A cauda volta a crescer e por vezes é possível ver uma lagartixa com duas caudas. Esta curiosidade foi a que maior interesse despertou nas crianças.
Trata-se de uma espécie endémica do arquipélago da Madeira, muito comum.
Alguns pais já tiveram a oportunidade de encontrar nos campos que cultivam, ovos de lagartixa. Ficou lançada a proposta de trazerem ovos caso os voltassem a encontrar.
Fotos do trabalho: