Trabalhos 2022/2023
Collage de um Animal Endémico Português
Escola EB/S de Rebordosa (Paredes)
Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)
O que motivou a escolha da espécie representada?
O motivo de escolha do lince ibérico, dado pelo grupo de alunos, do 7RB, que escolheu esta espécie:
"Nós escolhemos o lince ibérico, também conhecido por estes nomes, liberne, lobo-cerval, gato-fantasma, gato-cerval e gato lince, porque além de ser um felino muito bonito, existe unicamente na Península Ibérica, logo também no nosso país; esteve em vias de extinção, mas graças aos esforços de conservação o seu número está a aumentar. As principais ameaças continuam a ser: a perda do habitat (com a desflorestação e os incêndios, por exemplo), a redução da população sua principal presa, o coelho-bravo, e a mortalidade não natural (atropelamentos e caça ilegal)."
Os alunos:
António Silva, Beatriz Coelho, Gonçalo Bessa, Inês Silva e Lara Garcês
Memória descritiva:
Este projeto foi coordenado pela professora de Educação Visual e Educação Artística, Anabela Gonçalves, e contou com a colaboração da professora de Ciências Naturais, Marta Vergueiro. Ambas leccionam na Escola Básica e Secundária de Rebordosa, do Agrupamento de Escolas de Vilela.
Após ser dado a conhecer o desafio, a professora Anabela Gonçalves, organizou com a turma 4 grupos de trabalho. Cada grupo iria escolher um dos animais da lista de animais endémicos. Na aula de CN, os grupos com a ajuda da professora, analisaram a lista, falaram sobre os animais e escolheram as espécies.
Nas aulas de EV|EA foram visionados diferentes tipos de colagens feitas com materiais diversificados, de modo a estimular a criatividade e imaginação dos alunos. As espécies escolhidas foram: Borboleta “Hipparchia azorina”, Pombo-da-madeira “ Columba trocaz”, Lince-ibérico “Lynx pardina” e Lagartixa-da-madeira “Lacerta dugesi”. O desenvolvimento do trabalho decorreu nas aulas de EV|EA e fora da aula consoante a disponibilidade dos grupos. Privilegiou-se como materiais, o cartão, o papel de revistas, pelo brilho, qualidade e variedade de cores e tons. Por fim procedeu-se a uma votação entre os alunos, destacando-se 2 colagens: Borboleta “Hipparchia azorina” e Lince-ibérico “Lynx pardina”. Entre estas 2 colagens, os professores convidados a votar escolheram a do Lince-ibérico, pela atenção aos pormenores e características do lince, bem como pelo cuidado na escolha das cores e tons dos papéis e pela sua criativa distribuição.
Rebordosa, 30 de maio de 2023
As professoras:
Anabela Gonçalves
Marta Vergueiro
Fotos do trabalho: