Select Page

Trabalhos 2022/2023

Collage de um Animal Endémico Português

Colégio Dr. Luís Pereira da Costa (Leiria)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

O que motivou a escolha da espécie representada?
O trabalho que se apresenta, teve como inspiração a Borboleta – Hipparchia azorina. Trata-se de uma borboleta, que habita no Arquipelago dos Açores. O motivo da sua escolha desta espécie endémica de Portugal deveu-se, essencialmente, à beleza que apresenta.

Memória descritiva:
Numa fase inicial, começou-se por fazer uma seleção de espécies endémicas de Portugal, através da lista disponibilizada pelo Eco-escolas. Dessa seleção, elegeu-se a Borboleta - Hipparchia azorina. Escolhida a espécie, iniciou-se o processo de análise e representação da espécie, através de imagens reais, tendo em atenção, não só a forma, como os tons e texturas presentes no copo da borboleta. Antes de começar o processo de recorte e colagem, foi necessário selecionar diferentes tipos de papel e texturas, para que a representação da borboleta fosse o mais fiel possível à realidade.
Pode observar-se Hipparchia azorina de asas abertas, em pleno voo, nas quais se vislumbram um conjunto variado de texturas e tons pastel, capazes de criar uma harmonia rica em detalhes e curiosidades. A diversidade de gramagens e brilhos do papel, permitem realçar a beleza da espécie açoriana, que tem tanto de delicada como de complexa. Observa-se, ainda, um corpo esguio e contorcido, capaz de suportar um par de asas, capazes de sobrevoar o solo. O grau de exigência, no processo de colagem, foi alto, uma vez que se trata de um trabalho que requer algum cuidado no que diz respeito à sua apresentação.

Fotos do trabalho: