Trabalhos 2022/2023
Collage de um Animal Endémico Português
Escola Pátio da Inês (Marinha Grande)
Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
O que motivou a escolha da espécie representada?
Foi escolhida a Freira da Madeira, como animal endémico de Portugal, para a construção e desenvolvimento do projeto do Collage de um animal endémico português.
No âmbito da exploração dos animais, quer selvagens quer domésticos, foram explorados imensos animais. Depois desta exploração foram evidenciados comportamentos que provocam graves consequências na vida dos animais. Tendo sido evidenciados imensos problemas e comportamentos influenciadores de criarem um ambiente mais perigosos para os animais viverem. Com esta partilha, foi criado um momento de exploração de alguns animais em vias de extinção do nosso território, como Lince-Ibérico, Morcego, Águia e a Foca. Conseguimos depois identificar que cada região tem os seus próprios animais ou é mais frequente encontrar um conjunto de animais em determinadas regiões, sendo esses os animais endémicos. Com a exploração de animais endémicos, através da lista disponibilizada, do NaturData (Biodiversidade online) constatámos que a Freira da Madeira é uma ave marinha pelágica, endémica da Ilha da Madeira. É uma das aves marinhas mais raras do Mundo, e esteve considerada extinta até aos finais da década de 1960. Sendo um animal endémico presente ao nosso território nacional e sendo uma ave que já esteve em vias de extinção, tornou-se pertinente explorar mais sobre esta ave, assim como realizar o trabalho da collage sobre a mesma.
Sendo assim um culminar entre os temas tratados e ainda porque é um animal que as crianças não conheciam, apesar de ser muito parecido à gaivota.
Memória descritiva:
Foi escolhida uma imagem da Freira da Madeira no seu habitar, mais especificamente a sobrevoar o oceano, para a realização do trabalho. Foi explicado qual seria a técnica que iria ser utilizada para este projeto, tendo sido esclarecido que consiste em realizar uma composição, de imagens, através da colagem de diversos tipos de materiais, com texturas diferentes, formando um motivo ou uma nova imagem. Foram depois mostradas várias imagens desta técnica para as crianças se familiarizarem da mesma.
As crianças ao observarem a imagem escolhida perceberam que tinham de arranjar papeis em tons de branco, cinzento e azul. Recolheram jornais e revistas junto das famílias, na escola manusearam vários jornais e revistas e realizaram recortes quando encontravam os tons pretendidos.
Foi impressa a fotografia escolhida e foi feito o decalque para a folha de trabalho, do contorno da Freira da Madeira. Com o contorno feito, as crianças de forma autónoma conseguiam colocar as várias tiras de jornal e de revista nos respetivos sítios, consoante os tons, tons de azul para representar o oceano e tons brancos e cinzentos para a ave. Utilizou-se a restante Cola Universal sem solventes, mas também cola branca e pinceis para colar os pedaços de papel de jornal e de revista na folha A3 de trabalho. Foi atingido o objetivo do trabalho e as crianças envolveram-se ativamente, tendo adquirido imensos conhecimentos sobre animais, sobre os animais endémicos, sobre animais em vias de extinção e sobre uma nova técnica de colagem, que cria uma composição com outras texturas, materiais e técnicas.
Fotos do trabalho: