Select Page

Trabalhos 2022/2023

Collage de um Animal Endémico Português

Escola EB1/PE do Lombo dos Canhas (Ponta do Sol)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

O que motivou a escolha da espécie representada?
Na Atividade de Enriquecimento Curricular (AEC) Programa Eco-Escolas, foi feita a apresentação do desafio UHU 2022/202 «Collage de um animal endémico português», aos alunos da turma do segundo ano.
A docente apresentou o desafio na plataforma da ABAE e foi consultada a lista de animais endémicos portugueses. Seguidamente, foi realizada uma pesquisa no site do IFCN - Instituto das Florestas e Conservação da Natureza da RAM (https://ifcn.madeira.gov.pt/biodiversidade/fauna-e-flora/fauna/laurissilva.html) sobre os animais endémicos do arquipélago da Madeira e os alunos decidiram que a espécie endémica mais representativa seria o bis-bis (Regulus maderensis), pois vive na nossa floresta Laurissilva, e que, juntamente com o pombo-trocaz (Columba trocaz) são as únicas espécies endémicas neste ecossistema.
Os alunos aprenderam que o bis-bis é uma ave de pequeno porte, a mais pequena da avifauna madeirense e alimenta-se de insetos, por isso é tão importante no equilíbrio dos ecossistemas.

Memória descritiva:
Após a realização de diversas pesquisas sobre a espécie endémica da floresta Laurissilva escolhida, os alunos e a professora visualizaram, no quadro interativo, diversas imagens do bis-bis e escolheram qual a que deveriam tentar reproduzir, usando a técnica da collage (técnica que também foi pesquisada). Realizaram diversos desenhos sobre esta pequena ave e apresentaram aos colegas a sua ideia para o trabalho. Foram feitas diferentes sugestões, mas a que prevaleceu foi o aproveitamento, quase total, da revista «Agenda Madeira Circular», que tinha imagens da floresta Laurissilva.
Os alunos recortaram as páginas com o céu com nuvens, sobrepondo outras iguais, para formar o céu. Recortaram uns contornos de montanha para imitar o relevo da ilha da Madeira e depois foram acrescentando recortes da floresta, dessa mesma revista, mas eliminando as estradas. A capa da revista seria usada como um lago. Como o bis-bis é tão pequenino, pareceria que estávamos a vê-lo num ramo, no seu habitat natural.
Para o ramo, os alunos colaram papel de guardanapo em cima de rolos de cartão, que depois foram pintados com uma mistura de viochene e verde, imitando os ramos de um til ou de um barbusano. Foram acrescentadas folhas, da mesma revista, onde está representada a floresta Laurissilva e de uma outra revista, retiradas de fotos de pessoas nos seus jardins.
O bis-bis foi elaborado com embalagens de ovos de cartão. As penas foram recortadas de várias formas: primeiro em forma de pétalas, depois cortadas mais finas para as asas e a cauda e, ainda, mais pequenas e com pequenos recortes para dar a ilusão da plumagem. Foi escolhido trapilho para as suas patinhas e reutilizada uma conta de uma pulseira (já estragada) para olho. Depois de tudo colado, tendo por base a fotocópia da fotografia do bis-bis, foi realizada a pintura. «O bis-bis tem o dorso verde, o peito esbranquiçado, listras brancas nas asas e um padrão distinto na cabeça, com uma listra preta nos olhos, uma lista supraciliar branca e uma crista que é especialmente laranja nos machos e amarela nas fêmeas» (https://pt.wikipedia.org/wiki/Bis-bis).
Este foi um desafio motivador, que estimulou a criatividade e o sentido crítico, ao mesmo tempo que desenvolveu conhecimentos, habilidades e atitudes no âmbito da Educação Ambiental: os alunos aprenderam sobre a fauna e flora da Madeira, sobre algumas espécies endémicas de Portugal e sobre a técnica de collage (com ênfase na reutilização de materiais).

Fotos do trabalho: