Trabalhos 2022/2023
Collage de um Animal Endémico Português
Escola Básica do Chafariz D'El-Rei (Évora)
Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
O que motivou a escolha da espécie representada?
O facto de se tratar de um animal endémico do Alentejo e ser pouco conhecido. Também pesou o facto de ser uma ave considerada bonita pelos alunos.
Memória descritiva:
Materiais utilizados:
Recortes de revistas e panfletos de supermercados; recortes de pacotes de leite escolar (para o dorso do animal); Cola UHU de bastão (para colagem dos papeis); cola UHU de bisnaga para colagem das peças dos pacotes de leite; cartão de um bloco A3 de papel cavalinho.
Procedimento:
O primeiro passo foi a escolha do animal endémico. Após mostra de algumas imagens de diferentes animais, a abetarda foi escolhida pelas suas cores e ser um animal pouco conhecido. Um professor fez a projeção e o contorno da ave num cartão A3. O papel dos alunos consistiu, numa primeira fase, no recorte de tiras (em pedaços previamente escolhidos pelo professor) e no recorte de pequenos quadrados a partir de pacotes de leite escolar (reservados pelos alunos, mas abertos e desprovidos da película de alumínio pelo professor). A colagem, primeiro da seara e depois da ave) foi sendo feita por alunos voluntários do 1º ano e um aluno de 4º ano, em períodos de pausa letiva e sob orientação do professor de 1º ano, tendo decorrido entre o início de fevereiro e meados do mês de março. Alguns retoques finais foram assegurados pelo professor que orientou o trabalho, nomeadamente, o recorte dos pedaços em forma de parêntesis presentes no dorso do animal e a colagem de algumas dessas peças.
Fotos do trabalho: