Select Page

Trabalhos 2022/2023

Collage de um Animal Endémico Português

Escola Secundária Campos Melo (Covilhã)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

O que motivou a escolha da espécie representada?
Os alunos do 3º Ciclo que frequentam o Clube de Literatura com Arte da Escola Secundária Campos Melo, que tem como objetivo criar trabalhos, reutilizando materiais, privilegiando os vários tipos de papel, foram desafiados pelas professoras Sandra Espírito Santo e Maria do Carmo Abrantes a participar no Concurso Desafio 2022/2023 Collage de um animal endémico português cujo objetivo seria realizar um trabalho de collage que representasse um animal endémico da nossa região. A primeira sugestão dos alunos foi o Cão da Serra da Estrela, por ser um animal afável e muito acarinhado por todos os que já tiveram o gosto de contactar com algum desses magníficos exemplares. O passo seguinte, foi consultar o site NATURDATA, Biodiversidade Online, para encontrar o nosso fiel amigo. Mas, entre tantas belas e raras espécies, que iam provocando exclamações de espanto aos nossos petizes, não o encontrámos. No entanto, a beleza, o colorido e a pose do pássaro Pyrrhula murina, priôlo, da ilha de São Miguel, e a sensibilidade da borboleta Hipparchia Azorina, do Arquipélago dos Açores, cativaram o interesse dos nossos alunos, que se prontificaram a idealizar os trabalhos a apresentar a concurso.
Entre os trabalhos concluídos, foi selecionado o da Maria Leonor Valentim, do 8º ano, turma B.

Memória descritiva:
Pyrrula murina,
• Material: Papel de revistas antigas, livros antigos, papel de encomendas, saco de pão, bicos de lápis, fio de presente de Natal, cápsulas de café, casca de árvore, cola em stick UHU.
• A técnica utilizada: Colagens de vários tipos de papel de cores variadas recortado e outros materiais enunciados sobre base de papel cavalinho A3, dando forma ao desenho previamente elaborado:
O priôlo: cabeça, papo e dorso – revistas velhas e livro de Música do 5º ano;
Bico e olho – cápsula de café;
Penas das asas – papel de encomenda, pintado a aguarela e revista antiga;
Patas – saco de pão;
Garras – bicos de lápis;
Contorno – fio dourado de um presente de Natal;
Ramo principal - casca de árvore;
Folhas da árvore, ramos secundários e o céu – recortes de revistas velhas.

Fotos do trabalho: