Select Page

Trabalhos 2022/2023

Collage de um Animal Endémico Português

Escola EB Pinheiro d'Além (Gondomar)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

O que motivou a escolha da espécie representada?
Apresentou-se o desafio aos alunos do 2º ano, estes realizaram uma pesquisa sobre espécies endémicas portuguesas. A pesquisa levou-os também a espécies endémicas da Península Ibérica, onde foi explicado que Portugal pertence à Península Ibérica. Essa pesquisa levou-nos ao lince ibérico. Quando fomos ao Jardim Zoológico da Maia, o mais interessante que ocorreu nessa visita, foi que para vermos o lince ibérico estivemos mais de 10 minutos escondidos atrás de um canavial, em silêncio (feito inédito para a turma, estarem tanto tempo sem fazer barulho) e finalmente ele apareceu atrás da vegetação e ficou especado a olhar para nós algum tempo. O que deliciou os alunos, pois o esforço de estar calados fez valer a pena, foi uma vitória estar a 2 metros de um lince. No nosso manual de português também apareceu um texto sobre o lince ibérico, em que tinha de ser feita uma pesquisa mais aprofundada sobre o animal. Claro que, quando o desafio lhe foi proposto a escolha foi mais que óbvia, escolheram o Lince-Ibérico.

Memória descritiva:
Materiais utilizados:
Recortes de revistas, panfletos de supermercados, cartolinas, fotocópias, furadores, tesouras, papel cavalinho A3, cola UHU baton e cola UHU bisnaga.
Procedimento:
O trabalho dividiu-se em duas fases: elaboração do fundo (vegetação) e a elaboração do animal (lince ibérico). Depois de escolhido o animal, o primeiro passo foi decidir o material e de que forma se faria o fundo da nossa imagem principal. Foi unanime a escolha de algo que remetesse ao canavial, fazia todo o sentido tiras verticais. Então na primeira fase os alunos recortaram revistas, panfletos de supermercados em tiras. O segundo grupo de alunos selecionaram as cores das tiras que interessavam mais, castanhos e amarelos para baixo e verdes e azuis para cima. O terceiro grupo com cola de baton, colocou as tiras à volta da silhueta do lince previamente desenhada pela professora. A turma fez uma pausa no trabalho para fazer as provas de aferição. Depois das provas a turma começou a fazer a segunda parte, o Lince Ibérico. Devido ao padrão do animal a turma decidiu fazer o animal com bolinhas do furador de diferentes cores. Um grupo de alunos com os furadores começou a fazer bolinhas em cartolinas, colocadas em diferentes recipientes por cores. Como a tarefa de colar exigia muito cuidado e paciência fizemos vários grupos que se revezavam a cada quinze minutos (+/-). Para esta tarefa usámos cola UHU bisnaga sem solventes o que nos facilitou bastante a tarefa, porque não secava de imediato dando tempo para mexer as bolinhas para os locais certos sem ficarmos com os dedos agarrados ou cheios de cola. Por fim, chegou a hora de colar o nosso lince na paisagem. Podíamos ter optado por fazer uma sombra para realçar o lince, mas não o fizemos, pois, um aluno relembrou a importância da camuflagem para a sobrevivência dos animais selvagens e também a dificuldade que tivemos para ver o lince no zoo.

Fotos do trabalho: