Trabalhos 2022/2023
Escultura de um Mocho
Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)
Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
Projeto do mocho:
Memória Descritiva:
Desafio UHU - Edição 2022/2023
Escultura de Um Mocho
Memória Descritiva
A Escola de Educação Especial – Centro Sócio-Educativo da APPACDM de Setúbal – é uma escola que se preocupa com o bem-estar das pessoas (comunidade educativa) e das espécies animais e vegetais (onde os alunos têm a oportunidade de conviver e cuidar diariamente).
Esta atividade resultou do trabalho desenvolvido pelos alunos da turma A (Salas 2/3) desta Escola de Educação Especial, com multideficiência e com deficiência ligeira, associada a dificuldades de aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo geral responder ao Desafio UHU 2022/2023 – Escultura de Um Mocho, lançado pelo Projeto “Eco-Escolas/ABAE”. Esta iniciativa permitiu aumentar o conhecimento e interesse pela biodiversidade nacional, mais especificamente pela que rodeia o espaço escolar.
Este desafio foi apresentado aos alunos de forma informal durante um passeio pedestre no espaço exterior da escola, uma vez que a mesma se insere numa quinta, com o objetivo de observar e identificar a fauna que existe no espaço envolvente. Durante esta atividade, que é uma atividade semanal, os alunos foram alertados para a diversidade e quantidade de animais que existem no exterior, bem como para as suas caraterísticas. Durante um destes passeios, foi possível ouvir o “cantar/piar” de um Mocho Galego no cimo de uma árvore (infelizmente não possível avistá-lo!...).
Já na sala, os alunos consultaram a página web do Projeto “Eco-Escolas/ABAE”, com a apresentação do desafio para recolheram mais informações, desenvolvendo assim as suas competências na área de investigação e das tecnologias da comunicação e informação.
O passo seguinte foi realizar uma nova investigação em páginas web, sobre as características dos mochos em geral. Foi também realizada uma pesquisa para recolha de ideias para a construção/elaboração da escultura.
Após a recolha desta informação, numa “mesa-redonda” e em estilo “chuva de ideias” foram avançadas várias ideias para realização da escultura. Uma ideia que foi prontamente aceite por todos, pela sua originalidade, foi a utilização de aros das bicicletas, uma vez que na escola é desenvolvido Projeto “Recicletas” que consiste na reparação/manutenção de bicicletas, que são utilizadas num outro apoio pedagógico (BTT-Aprendizagem).
Os alunos, sob orientação dos professores, arregaçaram as mangas e mostraram os seus dotes artísticos, iniciando este desafio/construção através da recolha do material necessário: aros de bicicletas - durante a dinamização do Projeto “Recicletas” foi realizada a desmontagem de uma roda de bicicleta para se utilizar o aro com os raios; formas de bolos e colher de pau – recolhidos junto das famílias dos alunos (o envolvimento/parceria com os pais foi uma mais valia importantíssima); - recolha de CDs usados – material que é muito usado na dinamização do Projeto “Artesanato Ecológico”, que visa o aproveitamento de matérias já em fim de vida; pratos dos vasos das plantas e ancinhos – recolhidos junto do espólio do Projeto “Horta Pedagógica”; e embalagens vazias de cola UHU – recolha realizada pelas várias salas da escola ao longo do ano letivo. Para além destes materiais foram ainda usados outros indispensáveis ao cumprimento de um requisito deste desafio: técnica de colagem (Cola Líquida UHU e Vedante de Silicone Transparente UHU).
De salientar que, todos os projetos que direta ou indiretamente participaram neste desafio integram o Programa Eco-Escolas e são dinamizados ao longo de todo o ano letivo na nossa escola, com um leque variado de atividades. Com esta articulação/parceria é possível desenvolver um processo de ensino/aprendizagem interdisciplinar.
A construção desta escultura contou com a participação de todos os alunos, que, de uma forma individual e apoiada/orientada pelo adulto, colaboraram dentro das suas capacidades/competências, promovendo a inclusão de todos neste desafio.
Para concluir o desafio, a escultura do mocho foi primeiramente exposta na sala, onde foi observada e admirada pelos alunos da mesma e posteriormente ocupou o seu lugar definitivo, no jardim que foi construído e utilizado pelos alunos das Salas 2/3 nos seus períodos de lazer e convívio. Estando exposta neste local exterior pode também ser observada/admirada por toda a comunidade escolar.
Este desafio ao longo da sua elaboração também foi sendo divulgado na página do Facebook da Escola (processo e produto final).
Com a realização desde trabalho/desafio foi possível aprofundar o conhecimento e a divulgação do tema da Biodiversidade, uma vez que a sua realização contribuiu para: estimular através de atividades práticas o au-mento da literacia para a sustentabilidade em geral e biodiversidade em particular; educar para a manutenção e preservação dos ecossistemas nacionais; desenvolver competências nas áreas de investigação e expressão plástica; e dar a conhecer, produtos que respeitam o equilíbrio dos ecossistemas.
Fotos da escultura: