Trabalhos 2022/2023
Escultura de um Mocho
Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)
Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
Projeto do mocho:
Memória Descritiva:
Escultura de Um Mocho
Grupo de trabalho
Trabalho coletivo - turmas do 2ºano A e B da Eb1 de Arganil
Material utilizado na projeção do mocho:
Desperdício de papéis coloridos de outros trabalhos
Dois tubos de cola
Lápis de cor
Tesouras
Materiais utilizados na construção do mocho:
1 Aspirador
70 Chinelos (em fim de vida)
53 Palmilhas
1 Placa de cartão de cartão das caixas da fruta
8 Barras de cola quente
Desperdícios de materiais de sapateiro (oferecidos por um avó)
Metodologia
O processo de construção do Mocho, teve como ponto de partida fazer algo fora da caixa, cujo objetivo para além do proposto, era utilizar algo em fim de vida que nos identifica-se quer nos erros, quer na vontade de mudança no universo ambiental. Digamos que queremos que o ser humano/nós tenha “empatia” pelo ambiente.
A elaboração do trabalho foi levado acabo pelos alunos do 2ano, professores de cada turma, animadora do clube da escola e com a envolvência das famílias numa das fazes do trabalho.
Este trabalho teve como ponto de partida diálogo com os alunos, do qual saiu a ideia atrás referida, e teve várias fases que possibilitaram a criação de ambientes de aprendizagem e de desenvolvimento de competências individuais e coletivas, no âmbito da educação ambiental, investigação/digital e expressão plástica e ainda a partilha de informação e ações no seu seio familiar.
Fases de desenvolvimento do trabalho:
1ª Fase:
Diálogo com os alunos sobre o ecossistema local; biodiversidade e sustentabilidade. Após esta dinâmica foi lhes proposto uma pesquisa, na aula digital, sobre mochos e seus habitats.
2ª Fase:
Os alunos tendo em conta a pesquisa feita e a ideia pré concebida, decidiram em conjunto o material a utilizar.
-Elaboraram um convite digital á família, para participarem no projeto através da recolha do material.
Individualmente ainda fizeram uma ilustração do mocho com recurso a lápis de cor, tendo em conta o material pedido no convite á família.
3ª Fase:
Recolha, separação e limpeza dos materiais.
4ª Fase:
Os alunos foram incentivados projetar uma ideia para a construção do mocho através da elaboração de um trabalho plástico/colagens com recurso a desperdícios de papéis de outros trabalhos; tesouras e cola UHU e tendo em conta o material recolhido.
5ª Fase:
Os alunos procederam á construção da escultura do mocho utilizando o material recolhido. Ao longo da sua execução foram utilizados 70 chinelos; 53 palmilhas de sapatos; 1 placa cartão das caixas da fruta; 1 aspirador; desperdícios de materiais de sapateiro e 8 barras de cola quente.
Conclusão:
Com esta escultura para além de queremos chamar a atenção de todos para continuarem a terem comportamentos que contribuam para a sustentabilidade dos ecossistemas (reciclagem de desperdícios e uso de materiais sustentáveis), também queremos alertar que cada um, não só pode diminuir a sua pegada ambiental, individualmente e coletiva, como calçar os chinelos dos ecossistemas, doentes, e assim promover uma mudança contínua de comportamentos.
Desejamos que todos tenham, a cada chinelo calçado “empatia” pelo ambiente!
Fotos da escultura: