Trabalhos 2022/2023
Escultura de um Mocho
Escola EB Recarei (Paredes)
Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
Projeto do mocho:
Memória Descritiva:
Como estamos dentro do Parque das Serras do Porto e andamos à descoberta do Parque, o mocho-galego é uma das espécies autóctones e é avistada com frequência junto à escola, sobretudo nas noites de verão.
O projeto envolveu uma turma do 3.º ano e uma turma do pré-escolar.
Os alunos mais velhos iniciaram o projeto. Na semana do ambiente tivemos patente na escola a exposição de cartazes do Parque onde constavam várias espécies nativas e entre elas o mocho-galego. Já durante a Semana do Dia da Floresta Autóctone tinha estado patente uma exposição abordando a biodiversidade do Parque das Serras, “Traços de Biodiversidade”. A partir destas observações os alunos foram pesquisar informações sobre a ave. Desenharam-na e imaginaram os materiais para elaborar a escultura, tendo em conta que deveriam recorrer a materiais de desperdício ou da natureza. Como o trabalho ia ser desenvolvido pelo Pré Escolar, decidiu-se trabalhar com cartão, um material de fácil exploração pois permitia a pintura.
No desenvolvimento do projeto foram trabalhadas noções matemáticas, na medida, abordando-se também o conceito de escala.
A construção do mocho foi elaborada a 3 dimensões com cartão reutilizado e tintas laváveis.
No pré-escolar, após observação do projeto pelos mais velhos, os alunos do pré-escolar elaboraram a escultura. Para base/interior da estrutura havia duas possibilidades, um garrafão ou um ovo feito com um balão na Páscoa. Pela forma optou-se pelo balão.
Seguindo o plano dos colegas mais velhos, fez-se as penas recortando caixas de cartão, fazendo-se depois a pintura. As placas/penas foram sendo coladas, montando o corpo do mocho. Os olhos foram também feitos com cartão pintado, com aplicação de bolas de papel.
O mocho foi colocado numa base de de um cartão mais grosso..
Fotos da escultura: