Select Page

Trabalhos 2022/2023

Escultura de um Mocho

Escola Básica de Olaia (Torres Novas)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Memória Descritiva:
A Escultura do Mocho foi realizada pelos grupos A e B do Jardim de Infância do Centro Escolar de Olaia e Paço, em Torres Novas.
Teve como ponto de partida a história “Boa Noite, Mocho!”, de Pat Hutchins, um livro lindíssimo, com um inesperado final humorístico, mas acima de tudo relevante pela sua abordagem à fauna e ao conhecimento do meio ambiente, que ensinou às crianças envolvidas, não só o nome de diferentes animais (maioritariamente aves), como também lhes permitiu que se familiarizassem com os sons que cada um emite através da representação das suas onomatopeias no texto.
Esta abordagem inicial, suscitou natural curiosidade nas crianças pelo que foram feitas pequenas pesquisas e investigações sobre as características do mocho: alimentação, simbologia e o seu habitat.
Depois, foi então proposto o desafio de criar a estrutura do mocho em que as crianças, numa fase inicial, desenharam a escultura que se pretendia desenvolver, fizeram o estudo da cor e colaram papel de lustro.
Após decidirem, em conjunto, os materiais de desperdício a utilizar, todas recolheram (com a ajuda dos pais) os materiais que vieram dos ecopontos de casa.
Com caixas de cartão foi contruída a estrutura do corpo do mocho em 3D. As crianças desenharam os olhos e o bico e recortaram-nos. Fizeram enfiamentos de lã colorida na barriga do mocho e pequenos grafismos nas asas. Pintaram as patas feitas com caixinhas de tomate Cherry cor de laranja.
Concluiu-se o processo com a votação e seleção de um nome para o Mocho, “o Larocho” e com a sua colocação no jardim da escola.
Na construção do Mocho, foram utilizados os seguintes materiais:
- Caixas de Cartão
- Restos de cartolina e papel de lustro
- Lã
- Marcadores
- Tesoura
- Cola
- Tinta
Trabalho elaborado por:
Turma A e B do Pré-escolar
Educadora Isabel Soares
Educadora Teresa Gentil

Fotos da escultura: