Trabalhos 2022/2023
Escultura de um Mocho
Escola Pátio da Inês (Marinha Grande)
Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
Projeto do mocho:
Memória Descritiva:
Foi realizada uma assembleia com os representantes do Eco-Escolas de cada turma do 1.º CEB, com o intuito de organizar todas as ideias dos alunos sobre a construção da escultura do mocho. Escolhemos materiais que tínhamos na nossa escola e que poderia ter outra utilidade para além da sua finalidade. Foram escolhidos os seguintes materiais: caixas de ovos, jornais, paus, embalagem do detergente da roupa, folha de papel-lixa laranja, sacas do pão de papel e embalagens de leite e sumos. Foram ainda utilizadas tesouras, pinceis, pistola de cola quente e cola branca.
Conforme foram escolhidos os materiais foram também estipuladas as suas utilidades: embalagem de detergente para o corpo, folhas de jornal para revestir a embalagem, sacas do pão de papel e caixas de ovos para as penas e olhos, folha de papel-lixa para o nariz, embalagens de leite e sumo para os olhos e paus para os pés.
Depois foi então realizado o esboço da escultura do mocho, cada aluno fez um desenho do mocho, consoante o estipulado. Depois dos esboços feitos, foi eleito o esboço com maior detalhe e perfeccionismo.
Com o projeto realizado, ou seja, os materiais escolhidos e o esboço elaborado, foi entregue à valência da Educação Pré-Escolar para realizarem a escultura do mocho.
As crianças exploraram imagens de vários mochos, ouviram o som que este animal faz e apropriaram-se do seu meio ambiente. Exploraram também cada material até à sua infinidade.
Com a exploração dos materiais, do esboço e do animal em si, procedeu-se à elaboração da escultura do mocho. Primeiro as crianças rasgaram folhas de jornal, sacas do pão e as caixas de ovos. Depois começou-se por revestir a embalagem de detergente com tiras de jornal e cola branca, depois as crianças colaram os pedaços da caixa de ovos e das sacas do pão com a cola quente, com o auxílio e supervisão do adulto. Assim que a embalagem se encontrava revestida e coberta com os materiais, colocou-se os paus na base, para representarem as patas do mocho. De seguida, procedeu-se à elaboração do nariz, com o recorte de um grande triângulo de papel-lixa laranja. Com o corpo, as patas e o nariz feitos, procedeu-se à elaboração dos olhos, com várias camadas e bem grandes. Estes foram feitos com a saca do pão e com o interior das embalagens de leite e sumo.
Assim sendo a escultura do mocho foi realizada de forma cooperativa, pois englobou a participação das várias valências de ensino, onde as crianças tiveram espaço e tempo para apresentarem as suas ideias e chegar a um consenso. As nossas crianças foram atoras e autoras deste projeto, cujo produto final está à vista.
Fotos da escultura: