Trabalhos 2022/2023
Photo Frame
Barreiro ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 Padre Abílio Mendes (Barreiro)
Os alunos que se propuseram a realizar este projeto “Desafio Photo Frame”, são alunos que frequentam a sala especializada 2 do Agrupamento Augusto Cabrita, da Escola Padre Abílio Mendes, no total 9 participantes com idades compreendidas entre os 12 e […]
Ver a página do trabalho aqui.
Beja ( 1 trabalho )
Escola EBI Mário Beirão (EB 2,3) (Beja)
Sendo um dos grandes objetivos do projeto Eco Escolas Mário Beirão o tentar aumentar o conhecimento e interesse pela biodiversidade na comunidade escolar foi consensual o aceitar este desafio e trabalhá-lo de forma transversal em todos os ciclos da Escola. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Câmara de Lobos ( 1 trabalho )
Escola EB 123/PE do Curral das Freiras (Câmara de Lobos)
O desafio Photo Frame, foi desenvolvido pela turma do 5º ano de escolaridade, no âmbito da disciplina de Educação Visual e Educação Tecnológica. Após, consulta e análise da informação constante na página do desafio, a turma decidiu realizar uma moldura […]
Ver a página do trabalho aqui.
Covilhã ( 1 trabalho )
Escola Secundária Campos Melo (Covilhã)
Este trabalho foi desenvolvido com a turma 8ºC da Escola Secundária Campos Melo, na Covilhã. “Photo Frame” foi um desafio lançado pelo programa Eco-Escolas no desafio UHU e foi desenvolvido na disciplina de Ciências Naturais, sob a orientação da professora […]
Ver a página do trabalho aqui.
Entroncamento ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 Dr. Ruy D'Andrade (Entroncamento)
Para a elaboração do foto frame foi reaproveitado cartão e reforçado, para que ao ser manipulado, não se estragasse. Fizemos também reciclagem de algumas cartolinas e de papel de rascunho para imprimir os animais. Este papel é pedido na reprografia. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Estarreja ( 1 trabalho )
Escola Secundária de Estarreja (Estarreja)
A participação da turma 8ºF neste desafio do Eco – Escolas surge no âmbito de um DAC (Domínio de Autonomia Curricular) com o tema “SOS Terra: alterações climáticas já são uma realidade”, tendo os alunos realizado diversas atividades, juntando as […]
Ver a página do trabalho aqui.
Felgueiras ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 D. Manuel Faria e Sousa (Felgueiras)
Os alunos do 6ºI, sob a orientação da professora Cristina Teixeira, fizeram o aproveitamento de uma caixa de papel, que foi cortada e revestida com papel crepe branco. Posteriormente, os alunos recortaram imagens de manuais antigos e revistas e colaram […]
Ver a página do trabalho aqui.
Figueira da Foz ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 Dr. João de Barros (Figueira da Foz)
O desafio foi proposto à turma do 8.ºB, na disciplina de CEA-Educação Tecnológica.. O objetivo foi comemorar o dia da biodiversidade através da apresentação da moldura à comunidade educativa. O trabalho iniciou-se no 2.º período com a elaboração de ideias […]
Ver a página do trabalho aqui.
Gavião ( 1 trabalho )
Escola Básica de Gavião (Gavião)
Os alunos do 5º e 6º ano do Agrupamento de Escolas de Gavião inscritos no Clube Ciência Viva na Escola visitaram o site do Programa Eco-Escolas e ficaram a conhecer os desafios em que podiam participar. Através de uma votação, […]
Ver a página do trabalho aqui.
Gondomar ( 2 trabalhos )
Escola EB 2,3 de Rio Tinto (Gondomar)
Os alunos do clube do ambiente elaboraram uma moldura em cartão e realizaram trabalhos de colagem com vários elementos e materiais. Representaram a biodiversidade no mundo, pintando vários padrões de animais e colando os seus elementos mais representativos. Os alunos […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Secundária de São Pedro da Cova, Gondomar (Gondomar)
Este projeto começa com a leitura do livro “Saga” de Sophia de Mello Breyner Andresen na disciplina de Português na turma do 8º ano da turma A. Depois desta leitura participaram numa visita de estudo ao Porto de Hans, onde […]
Ver a página do trabalho aqui.
Leiria ( 1 trabalho )
Colégio Dr. Luís Pereira da Costa (Leiria)
O trabalho que se apresenta, teve como mote, a importância da biodiversidade e a sua conservação. Numa fase inicial, começou-se por fazer uma lista com os diferentes tipos de habitats, entre os quais: habitats marinhos, habitats terrestres e habitats de […]
Ver a página do trabalho aqui.
Lisboa ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 Delfim Santos (Lisboa)
A elaboração da atividade de construção de uma Photo Frame para o projeto Eco- Escolas foi lançado aos alunos da Unidade de Suporte e Apoio à Aprendizagem e Inclusão. A Moldura foi elaborada com o método collage de imagens de […]
Ver a página do trabalho aqui.
Loulé ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 de Quarteira (Loulé)
Este trabalho foi desenvolvido por alunos dos 5ºs e 6ºs anos de escolaridade. Inicialmente houve a necessidade de realizar tarefas de pesquisa de imagens de mochos e depois a se realizaram os primeiros rascunhos desta atividade, bem como a análise […]
Ver a página do trabalho aqui.
Loures ( 2 trabalhos )
Escola Básica de Santa Iria da Azóia (Loures)
O projeto foi iniciado e desenvolvido pelos alunos inscritos no Clube de Pintura & Design, com a colaboração da professora Filomena Almeida. Materiais utilizados: contracapa de cartão de um bloco de desenho de formato A3, papel de embrulho, papeis de […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola EB 2,3 General Humberto Delgado (Loures)
Nas aulas de Articulação Multidisciplinar, a turma D do 8º ano de escolaridade, foi lançado o desafio de participarem no projeto Photo Frame, no qual procederam à pesquisa referente à temática Biodiversidade, planificaram e realizaram a atividade, com medições, recorte […]
Ver a página do trabalho aqui.
Lousã ( 1 trabalho )
Escola EB nº1 da Lousã (Lousã)
Memória descritiva Para construir a moldura utilizamos cartão, tesoura, x-ato e cola. Foram usadas as técnicas de corte, dobragem e colagem. Para a decoração da moldura, realizamos os seguintes passos: 1. Tiramos fotografias a árvores e plantas da escola e […]
Ver a página do trabalho aqui.
Marco de Canaveses ( 2 trabalhos )
Escola EB 2,3 de Alpendorada (Marco de Canaveses)
Com recurso a uma caixa de papelão de grandes dimensões foi feita a moldura base. Depois os alunos com recusrso a vários tipos de papel colorido foram recortando figuras para colar à volta da moldura fazendo lembrar um ecossistema de […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Secundária de Alpendorada (Marco de Canaveses)
Para a realização desta moldura optamos por utilizar apenas cartão de caixas de eletrodomésticos e embalagens de ovos e frutas (reciclados). Para além da técnica da collage também decidimos utilizar a técnica da decollage. Que se traduz literalmente como a […]
Ver a página do trabalho aqui.
Matosinhos ( 1 trabalho )
Escola Básica de Perafita (Matosinhos)
Este trabalho foi realizado por alguns alunos do Agrupamento de Escolas de Perafita, do sétimo e oitavo ano, no âmbito da disciplina de Educação Visual. O objetivo foi o de mais uma vez abordar as questões ambientais, salientando a sua […]
Ver a página do trabalho aqui.
Moura ( 1 trabalho )
Escola Básica de Amareleja (Moura)
O trabalho foi desenvolvido pelos alunos do Clube de Artes (5º e 6º ano) e da Turma PIEF (3º ciclo), do Agrupamento de Escolas de Amareleja, no âmbito do desafio Foto Frame, constitui na construção de uma moldura para tirar […]
Ver a página do trabalho aqui.
Odivelas ( 3 trabalhos )
Escola Básica António Gedeão (Odivelas)
Escola Básica António Gedeão Professora de Ciências Naturais - Cláudia Florêncio Turma do 8.º A *** Memória Descritiva *** ****** Surgimento da ideia ****** O Photo Frame realizado no âmbito do Desafio UHU foi inspirado na biodiversidade nos ecossistemas. Nós […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Básica dos Castanheiros (Odivelas)
Depois de uma introdução nas aulas de Ciências Naturais sobre a biodiversidade, a sua importância, como cuidar e preservar, em Educação Visual e Oficina de Comunicação e Expressão os alunos realizaram esboços em papel de molduras. Cada grupo de alunos […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Secundária com 3.º Ciclo de Caneças (Odivelas)
Depois de uma introdução nas aulas de Ciências Naturais sobre a biodiversidade, a sua importância, como cuidar e preservar, em Educação Visual os alunos do 8º ano, turmas E e D realizaram esboços em papel para a realização das molduras. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Ourém ( 1 trabalho )
Escola Básica e Secundária de Ourém (Ourém)
I – IDENTIFICAÇÃO Disciplina: Complemento de Educação Artística (CEA) Ano: 6º Turma: C Professora Orientadora: Elisabete Marques II – DESIGNAÇÃO O nosso coração é como os oceanos, sem ele não vivemos! Desafio 2022/2023 - Photo Frame III – METODOLOGIA/DESCRIÇÃO DO […]
Ver a página do trabalho aqui.
Penafiel ( 1 trabalho )
Escola Básica de Penafiel Sul (Penafiel)
Intervenientes: alunos do 2º ciclo, participantes do Clube EcoArte Coordenação deste Projeto: Professora bibliotecária, em colaboração com a professora de Ciências Naturais. Docentes do Programa Eco-Escolas. Metodologia/Envolvimento dos alunos: Após observação do meio envolvente, diálogo e pesquisa, abordando-se a temática: […]
Ver a página do trabalho aqui.
Santa Maria da Feira ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 de Milheirós de Poiares (Santa Maria da Feira)
A moldura foi desenvolvida para ser utilizada durante o Eco-Dia, dando ênfase à atividade da Biodiversidade, durante a qual os alunos foram convidados a trazer o seu animal de estimação para a escola. Foi realizada a reutilização da estrutura da […]
Ver a página do trabalho aqui.
Sesimbra ( 1 trabalho )
Escola Básica do Castelo (Sesimbra)
A professora de Ciências Naturais, Amélia Soares, decidiu abraçar o desafio Eco-escolas Photo Frame, sendo que os seus alunos propuseram representar na moldura a fauna e flora da serra da Arrábida, dada a proximidade de Sesimbra a este Parque Natural. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Sintra ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 Padre Alberto Neto (Sintra)
Este desafio photo frame foi lançado em várias turmas de 8º Ano, tendo os alunos aderido com grande criatividade e autonomia, fazendo uma seleção de elementos de biodiversidade da escola. Trata-se, portanto, de um trabalho coletivo que representa a nossa […]
Ver a página do trabalho aqui.
Torres Novas ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 Dr. António Chora Barroso (Torres Novas)
A Biodiversidade registada na Photo Frame apresentada, relaciona-se com a fauna da Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo, fruto de pesquisa realizada pelos alunos das 3 turmas do 8º ano na disciplina de Educação Visual, que ao longo do […]
Ver a página do trabalho aqui.
Vila Nova de Famalicão ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 Júlio Brandão (Vila Nova de Famalicão)
O desafio foi lançado, à turma 5.7, através do projeto Eco-escolas e em articulação com a disciplina de Educação Visual. Em primeiro lugar, os alunos fizeram uma pesquisa sobre a biodiversidade local na disciplina de Ciências Naturais. Na disciplina de […]
Ver a página do trabalho aqui.
Vila Nova de Gaia ( 1 trabalho )
Academia de Música de Vilar do Paraíso (Vila Nova de Gaia)
O trabalho foi desenvolvido pelos alunos do 9.º ano de Artes Cénicas e Plásticas (3.º ciclo), da Academia de Música de Vilar do Paraíso, no âmbito do desafio Photo Frame, que consistiu na construção de uma moldura para tirar fotografias […]
Ver a página do trabalho aqui.
Viseu ( 1 trabalho )
Escola EB 2,3 de Mundão (Viseu)
“Foto Frame” passo a passo O tema biodiversidade está quase sempre presente nas sessões do clube de Saúde e Ambiente da escola EB 2,3 de Mundão. Foi notório o entusiasmo quando foi apresentado este desafio aos alunos, que logo deitarem […]
Ver a página do trabalho aqui.
Arouca ( 1 trabalho )
Escola EB e Sec. de Escariz (Arouca)
A turma de 12º B, foi desafiada a elaborar um trabalho criativo sobre a biodiversidade, uma vez que o tema de DAC era “Na Natureza Oriento-me”. Conhecer a biodiversidade para a respeitar. Este trabalho deveria de ser utilizado nas Jornadas […]
Ver a página do trabalho aqui.
Faro ( 1 trabalho )
Escola Secundária Pinheiro e Rosa (Faro)
A elaboração da moldura sobre a temática da Biodiversidade constituiu uma tarefa prevista num diário de aprendizagem digital (elaborado na ferramenta digital Padlet) em articulação estreita com os conteúdos da componente de Biologia da disciplina de Biologia e Geologia do […]
Ver a página do trabalho aqui.
Marco de Canaveses ( 1 trabalho )
Escola Secundária de Marco de Canaveses (Marco de Canaveses)
Este ano a UHU, em parceria com a ABAE, lançou o desafio Photo Frame que consistiu na elaboração de uma moldura em cartão que ilustrasse o tema da biodiversidade com a técnica de collage. O desafio foi-nos lançado nas aulas […]
Ver a página do trabalho aqui.
Ourém ( 1 trabalho )
Escola Básica e Secundária de Ourém (Ourém)
A turma do 10.º B, no dia das Jornadas Culturais do Agrupamento, na sala de projetos do Eco-Escolas, abraçou o desafio de construir, decorar e elaborar um texto relativo à Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas. Os alunos […]
Ver a página do trabalho aqui.
Paredes ( 1 trabalho )
Instituto de Formação Profissional da CESPU (Paredes)
Para a realização desta atividade utilizou-se cartão, revistas, jornais entre outros materiais reciclados. Utilizou-se ainda cola líquida e em batom da marca UHU, fios, cordel e outro materiais complementares. […]
Ver a página do trabalho aqui.
Póvoa de Lanhoso ( 1 trabalho )
Escola Profissional do Alto Ave (Póvoa de Lanhoso)
Foi lançado o desafio aos nossos alunos para a elaboração de uma moldura, através da técnica de collage, sobre a Biodiversidade e de que forma cada um de nós pode contribuir para a preservar. De imediato surgiu a ideia de […]
Ver a página do trabalho aqui.
Torres Vedras ( 1 trabalho )
Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal (Torres Vedras)
O projeto PhotoFrame (Desafio UHU) foi desenvolvido pela turma do 2º ano do Curso Profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural, no âmbito da disciplina de Ambiente e Desenvolvimento Rural, UFCD de Ambiente e Recursos Naturais. A proposta para a […]
Ver a página do trabalho aqui.
Valongo ( 1 trabalho )
Escola Profissional de Valongo (Valongo)
No âmbito do Programa Eco-Escolas em que a Escola Profissional de Valongo tem participado ativamente, e considerando o tema do módulo 4 da disciplina de TIC – Aquisição e tratamento de imagem, foi sugerido à turma do 1º ano do […]
Ver a página do trabalho aqui.
Vendas Novas ( 1 trabalho )
Escola Secundária de Vendas Novas (Vendas Novas)
BioArte no Alentejo - Os alunos do 10ºE, após alguma pesquisa, decidiram dar uma nova vida às caixas de cartão que tinham na sala de aula ,transformando-as numa moldura. De seguida, forraram-na com jornal, aplicaram cola UHU, de forma a […]
Ver a página do trabalho aqui.
Vila Real de Santo António ( 1 trabalho )
Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António (Vila Real de Santo António)
Após decidirmos qual o desafio que realizávamos começamos a recolher os materiais necessários. Primeiro recolhemos caixas de cartão que estavam ao pé do ecoponto, na fase seguinte fomos ao campo recolher plantas, troncos e pinhas para colar na moldura. Em […]
Ver a página do trabalho aqui.
Viseu ( 2 trabalhos )
Escola Profissional Projeto Plural (Viseu)
O trabalho foi elaborado por um grupo de alunos da turma do 1.º ano de Serviços Jurídicos da Escola Profissional Projeto Plural de Viseu, no âmbito da disciplina de Área de Integração. A turma tem vindo a desenvolver trabalhos e […]
Ver a página do trabalho aqui.
Escola Secundária Viriato (Viseu)
Foi lançado o desafio aos alunos que frequentam o Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA), cujo tema aglutinador de projetos para o presente ano letivo é a sustentabilidade. Numa fase inicial, os alunos, foram escolhendo as ilustrações com que pretendiam […]
Ver a página do trabalho aqui.