Trabalhos 2022/2023
Photo Frame
Escola Secundária de Vendas Novas (Vendas Novas)
Escalão: 3º escalão (secundário, profissional e superior)
Memória descritiva:
BioArte no Alentejo - Os alunos do 10ºE, após alguma pesquisa, decidiram dar uma nova vida às caixas de cartão que tinham na sala de aula ,transformando-as numa moldura. De seguida, forraram-na com jornal, aplicaram cola UHU, de forma a dar-lhe uma maior consistência. Para ficar mais colorida, utilizaram-se algumas tintas ecológicas e uma "cercadura " de folhas de sobreiro - Quercus suber (recortadas de fotocópias de fotografias tiradas pelos alunos), em verdadeira homenagem ao ex-libris da região. A sua importância é também destacada na imagem da bolota e de toda uma paisagem de cortiça ( no fundo), recurso endógeno que, ao longo da história , tem marcado a economia de Vendas Novas.
A biodiversidade que dá vida a esta moldura, foi de escolha individual, desenhada ou fotografada por cada um deles, desde o cheiroso rosmaninho (Lavandula stoechas), passando pela púrpura papoila (Papaver rhoeas), a resinosa esteva (Cistus ladanifer), o colorido malmequer(Leucanthemum vulgare). Os sons das planuras são ilustrados pela vaidosa poupa (Upupa epops) , o colorido Chapim Azul (Parus major) e o poderoso javali (Sus scrofa). É de salientar que surgem também fotografias das mãos destes alunos, de forma a transmitir que está nas mãos das novas gerações a mudança para um Mundo melhor ...
Esta “moldura” foi “construída” tendo por base algumas palavras de ordem que devemos seguir, para que os nossos ecossistemas constituam património vivo de cada região – Refletir, Pensar, Respeitar, Proteger; Preservar, podendo sempre, de forma sustentável, mudar...para a biodiversidade conservar.
É importante olhar conscientemente para o que nos rodeia, para o que marca a nossa identidade, e, perante essa realidade, ser cada vez mais mensageiros de atos de cidadania ativa e responsável.
Fotos da moldura em collage e do seu processo de elaboração: