Trabalhos 2022/2023
Photo Frame
Escola Básica de Penafiel Sul (Penafiel)
Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)
Memória descritiva:
Intervenientes: alunos do 2º ciclo, participantes do Clube EcoArte
Coordenação deste Projeto: Professora bibliotecária, em colaboração com a professora de Ciências Naturais. Docentes do Programa Eco-Escolas.
Metodologia/Envolvimento dos alunos: Após observação do meio envolvente, diálogo e pesquisa, abordando-se a temática: o que é a biodiversidade e a sua importância, idealizou-se o projeto, com foco em particular do Concelho de Penafiel, fazendo o esboço em desenho dos aspetos a ter em conta no projeto a criar.
A partir do desenho, fez-se a construção da moldura, como tamanho de 2,25m de comprimento e 1,16m de altura.
Foi feita uma composição com várias espécies e ecossistemas, criaram-se camadas para haver relevo e usaram-se diversos materiais para conseguir diferentes texturas. Recorreu-se ao recorte, foi reaproveitado cartão de embalagens e reforçado, plástico, lã, papel de jornal, revistas, matéria orgânica (folhas, conchas,…), cola, fita-cola e marcadores.
Dividiu-se a composição em 3 partes: a parte central, local onde as pessoas se colocam para a fotografia, em que a configuração é o desenho geográfico do concelho de Penafiel, na parte superior está indicada a temática, na parte inferior, um slogan, criado por alunos. Tem ainda no canto inferior direito um pequeno quadro criado com recortes de jornais e revistas, em que no centro se encontra um elemento do sexo feminino a ler um livro, na capa está o símbolo das Eco-Escolas (ABAE), para lembrar a importância da leitura e, claro, da temática contextualizando o trabalho no Clube EcoArte, dinamizado pela Biblioteca da Escola Básica de Penafiel Sul. No canto superior esquerdo, um quadro representativo da biodiversidade, fauna e flora, realizado em cartão e com papel de revista e plástico verde, para as folhas. Na parte lateral direita, temos o concelho de Penafiel localizado no mapa de Portugal, feito com recortes/pedaços de sacos de papel castanho, representando a terra, as águas criadas com plástico azul, que se abrem para mostrar o concelho, que aparece com relevo, feito em cartão, e uma seta a indicar a localização aproximada da nossa cidade e fotografias da zona envolvente da escola, mostrando a vegetação e riachos. No lado direito do mapa, Espanha é composto por pedaços de jornais para que Portugal fique destacado; na parte lateral esquerda, temos a representação da biodiversidade: fauna, flora – ecossistemas, daí os tons de castanho, representação da terra, montanha em cartão, o rio e lago de cor azul, em plástico e lã, a amarelo avermelhado, azul, branco e roxo em papel de revista para o céu e pôr do sol, a vegetação com papel de revista, jornal e folhas, os animais com folha de alumínio, papel de revista, jornal, uns pintados, outros não e ainda as rochas de cartão e com o uso de conchas. A predominância das cores azul e verde revelam a positividade dos alunos face à temática.
As borboletas são de vital importância para a manutenção da Vida na Natureza, pois atuam como polinizadoras, simbolizam a perfeição, efemeridade da natureza, proteção e transformação do mundo protagonizado por todas as alunas do 2.º ciclo, que participaram na criação e execução do trabalho. O facto de serem coloridas remete à alegria, envolvência e felicidade sentidas pelas intervenientes, dado que o Clube EcoArte possui carácter facultativo e sem horário definido.
A atividade proporcionou uma experiência enriquecedora, que estimulou a criatividade e o interesse pelo meio ambiente, e reforçou a importância de atividades que complementam o processo de ensino e aprendizagem.
Técnicas: colllage, ampliação e desenho, recorte, reciclagem e reutilização.
Fotos da moldura em collage e do seu processo de elaboração: