Trabalhos 2022/2023
Photo Frame
Escola Secundária Campos Melo (Covilhã)
Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)
Memória descritiva:
Este trabalho foi desenvolvido com a turma 8ºC da Escola Secundária Campos Melo, na Covilhã.
“Photo Frame” foi um desafio lançado pelo programa Eco-Escolas no desafio UHU e foi desenvolvido na
disciplina de Ciências Naturais, sob a orientação da professora Regina Conceição com a colaboração da
artista residente Estrela Nunes. O objetivo principal passou por explorar e celebrar a biodiversidade por
meio da criação de um "Photo Frame" utilizando a técnica de colagem.
Através da arte e da ciência, os alunos foram incentivados a expressar a criatividade, enquanto
adquiram conhecimentos sobre a biodiversidade, onde compreenderam a importância de preservar e
proteger os ecossistemas que abrigam uma ampla variedade de seres vivos.
O “Photo frame” desenvolvido é constituído por duas faces decoradas, na primeira face abordou-se
ameaças atuais existentes para a biodiversidade e na segunda face, abordou-se a biodiversidade como meio de preservação e proteção. O formato escolhido foi o círculo, de forma a representar o planeta Terra,
utilizando cartão de embalagens reutilizadas.
A técnica de colagem fazia parte do enunciado do desafio UHU e tornou-se uma forma de estimular
a imaginação e a expressão plástica dos alunos. Recolheram-se imagens, recortes de revistas, fotografias e outros materiais relacionados com o tema, que foram divididos pelas diferentes abordagens das duas faces do “Photo Frame”.
Além da parte prática da criação do "Photo Frame", a turma também foi envolvida em atividades
complementares, como pesquisas sobre espécies específicas, e aprofundamento de conhecimento acerca
da temática da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas.
Este projeto tornou-se multicultural e multidisciplinar, uma vez que a turma a participar integra
alunos de nacionalidades distintas, o que permitiu maior contacto e partilha entre os alunos, e por sua vez,
integrou conhecimentos de ciências naturais e de artes visuais, proporcionando aos alunos uma experiência enriquecedora e significativa.
Posto isto, pode-se concluir que, através da interação entre a arte e a ciência, os alunos tiveram a
oportunidade de desenvolver habilidades criativas, críticas e de trabalho em equipa, enquanto
aprofundaram o conhecimento sobre a biodiversidade e sua importância para o nosso planeta.
Fotos da moldura em collage e do seu processo de elaboração:
Link do Youtube, caso tenham participado na modalidade vídeo:
Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.