Trabalhos 2022/2023
Photo Frame
Escola Secundária Pinheiro e Rosa (Faro)
Escalão: 3º escalão (secundário, profissional e superior)
Memória descritiva:
A elaboração da moldura sobre a temática da Biodiversidade constituiu uma tarefa prevista num diário de aprendizagem digital (elaborado na ferramenta digital Padlet) em articulação estreita com os conteúdos da componente de Biologia da disciplina de Biologia e Geologia do 10ºAno.
A estrutura da moldura foi elaborada em cartão reaproveitado a partir de embalagens de produtos alimentares. Os materiais utilizados na execução dos elementos collage da moldura foram reutilizações de capas de revistas antigas que iriam para a reciclagem.
A escolha dos elementos principais da moldura (amendoeira e camaleão) teve a ver com espécies características do Algarve, muitas vezes utilizadas como símbolos desta região. Pretendeu-se articular a decoração collage da moldura com o vídeo que aborda o Parque Natural/ ecossistema da Ria Formosa, através: do elemento "camaleão"( Chamaeleo chamaelon) que vive na faixa costeira e que se encontra na qualidade de "espécie ameaçada", de acordo com o ICNF, causada pela pressão urbanística e turística; do elemento "ervas marinhas" (Zostera marina) tão importantes no sequestro e armazenamento de grandes quantidades de carbono e na mitigação das alterações climáticas; do elemento “polvo” (octopus vulgaris) que aparece retratado através dos seus tentáculos, e que também constitui uma espécie da Ria Formosa que é necessário proteger da pesca ilegal. A "amendoeira" (Prunus dulcis) foi selecionada para figurar nesta moldura, pois trata-se de uma espécie com raízes profundas que resiste à seca e com pouca necessidade hídrica, característica tão importante nas condições climáticas atuais, em que não podemos colocar em risco os nossos recursos hidrogeológicos. De forma a retratar a "unidade na biodiversidade" introduziram-se os elementos collage " célula animal e célula vegetal" que constituem as unidades estruturais e funcionais de todos os seres vivos.
Proteja o nosso Biomundo (= Biosfera) para que não chegue ao seu fundo (= destruído)! constitui o apelo de proteção da biodiversidade, essencial ao equilíbrio do nosso planeta. Optou-se pela rima, como recurso estilístico, para potenciar a sonoridade da frase e torná-la mais impactante.
Fotos da moldura em collage e do seu processo de elaboração:
Link do Youtube, caso tenham participado na modalidade vídeo:
Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.