Trabalhos 2022/2023
Photo Frame
Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António (Vila Real de Santo António)
Escalão: 3º escalão (secundário, profissional e superior)
Memória descritiva:
Após decidirmos qual o desafio que realizávamos começamos a recolher os materiais necessários. Primeiro recolhemos caixas de cartão que estavam ao pé do ecoponto, na fase seguinte fomos ao campo recolher plantas, troncos e pinhas para colar na moldura.
Em sala de aula, começamos por desenhar, recortar e colar vários cartões para dar dimensão à moldura. Na aula seguinte procedemos à divisão de tarefas; alguns alunos foram incumbidos de colar as plantas, outros de desenhar e construir o camaleão e o morcego. Após concluídas algumas destas tarefas começámos a colar as plantas , sendo que os alunos realizaram trabalho colaborativo : enquanto uns estavam a elaborar a moldura outros trataram de recolher os restantes materiais para utilizar . Recolheram pacotes de leite vazios de cartão(usámos o interior das embalagens) , tampas de plástico, cápsulas de café e os sacos do lixo onde transportamos as plantas recolhidas, bem como uma embalagem de alumínio ,usada , de comida comprada em take away onde levamos o lanche que compramos quando fomos recolher as plantas .
O camaleão foi realizado em cartão e revestido com o alumínio da embalagem de take away , foram feitas algumas bolas da embalagem para conferir dimensão ao animal, o olho foi feito com uma tampa de plástico e um círculo recortado de uma cápsula de café, a língua com uma espiral de tampa de plástico recortada.
O morcego foi realizado em cartão, revestido com saco do lixo plástico e as patas com uma cápsula de café recortada, sendo que a cara é totalmente em cartão estando sobreposta ao corpo o que lhe confere uma estrutura dimensional de relevo, a face do animal foi destacada por marcadores.
A frase "Protege-nos" foi realizada com letras desenhadas e recortadas usando o interior da embalagem vazia de leite e posteriormente coladas na moldura.
Decidimos que iriamos destacar o camaleão como espécie protegida do Algarve e que se encontra em risco de extinção, quanto ao morcego destacámos o morcego de ferradura mourisco que também se encontra criticamente em perigo.
A frase protege-nos alude a todas as plantas coladas na moldura e às espécies destacadas que se encontram em risco de extinção ou em perigo crítico de desaparecimento.
Fotos da moldura em collage e do seu processo de elaboração: