Trabalhos 2022/2023
Photo Frame
Escola Básica de Santa Iria da Azóia (Loures)
Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)
Memória descritiva:
O projeto foi iniciado e desenvolvido pelos alunos inscritos no Clube de Pintura & Design, com a colaboração da professora Filomena Almeida.
Materiais utilizados: contracapa de cartão de um bloco de desenho de formato A3, papel de embrulho, papeis de lustro, cartolinas, placas de EVA, esferovite, revistas, papel de impressora, caule de planta natural, além de colas, tesouras e x-ato.
Inicialmente, andámos pela escola a observar, a recolher exemplos e a fotografar espécies vegetais (várias flores, arbustos, troncos de árvores) e animais (como borboletas, percevejos, joaninhas). Inspirados nestas observações e na recolha de plantas, desenvolvemos mais tarde os elementos que colámos na moldura.
Na sala do clube foi proposto aos alunos desenharem sugestões para a realização da moldura. Em paralelo, fomos recortando texturas de revistas diversas que associássemos às cores e aos elementos da natureza. Assim, formou-se a ideia de que a moldura transmitisse a transição entre a terra e o céu. Para tal, recortámos e colámos triângulos de cartolina de tons castanhos, verdes e azuis, como fragmentos geometrizados.
Procurámos dar alguma tridimensionalidade ao projeto, o que é particularmente evidente nas flores. Recortamos e colámos primeiro a samambaia. Depois as azedas.
Numa tentativa de enriquecer continuamente a moldura, acrescentámos ainda três rosas recortadas, coladas e modeladas em papel de lustro com o caule cortado em cartolina sobre EVA.
Finalmente, colámos pequenas bolas de esferovite douradas inspiradas numa espécie vegetal que encontramos na escola, aparentemente uma tuia.
A aluna Evelina aceitou ser emoldurada pelo trabalho tendo sido, ao longo deste processo, a principal e a mais empenhada colaboradora.
Para a moldura também pensámos em frases simples, mas significativas.
Procurámos ideias na internet e acabámos por escrever o nosso próprio texto.
As letras foram impressas e coladas sobre cartolinas para depois serem recortadas e coladas, uma a uma, formando as frases: RESPEITE A NATUREZA, PROTEJA O PLANETA, PRESERVE O FUTURO.
A moldura ficará exposta na nossa escola durante a Semana Eco-Escolas, de forma a que todos os elementos da comunidade escolar possam criar uma memória relacionada com a importância da conservação da biodiversidade.
Fotos da moldura em collage e do seu processo de elaboração: