Trabalhos 2021-22
Escultura de um Mocho
Colégio de São Teotónio (Coimbra)
Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
Memória Descritiva:
Memória descritiva
O desafio da escultura do mocho para os alunos do 1.º ano do Colégio de São Tetónio partiu da abordagem da temática dos animais, na disciplina de Estudo do Meio, bem como da leitura e exploração do conto Mocho Comi, da autoria de Carlos Nogueira, na disciplina de Português. Uma vez que a interdisciplinaridade no Primeiro Ciclo é extremamente importante, considerámos uma mais valia a realização destas atividades em articulação com a disciplina de Educação Artística: Artes visuais.
Os alunos começaram por fazer um brainstorming sobre as suas conceções de mocho e sobre os materiais que poderiam utilizar para concretizar a sua escultura.
Depois, em grupo e partindo da ideia global das turmas, fez-se um projeto no qual expressavam as suas intenções através das técnicas de desenho, recorte, rasgagem e colagem.
Os alunos foram motivados a juntar alguns materiais após os lanches, como copos de iogurte, pacotes de sumo, embalagens de leite e a trazerem de casa, revistas, jornais e folhetos publicitários, sacos de papel ou outros materiais e embalagens que permitissem reutilizar na construção do seu mocho.
Tendo esse material e o projeto como base, partiram para a construção da escultura, utilizando sempre a cola UHU líquida (único material que não era reutilizado).
O projeto foi muito interessante porque acabou por nos sensibilizar a todos para a separação de resíduos, para o não desperdício e, não menos importante, para a reutilização do material. Aumentou, ainda, a nossa capacidade plástica e criativa!
Fotos da escultura: