Trabalhos 2021-22
Escultura de um Mocho
Centro Escolar de Fonte Nova (Pombal)
Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
Memória Descritiva:
Identificação da atividade: Desafio UHU – O Mocho
Escola: Centro Escolar de Fonte Nova, Agrupamento de Escolas Gualdim Pais Intervenientes: 140 Alunos do pré-escolar e do 1.º CEB, professores Ana Simões, Ana Rodrigues, Armando Coelho, Maria Lurdes Silva, Margarida, Lopes, Marília Cadete, Mónica Alexandre, Sandrina Francisco
Professores coordenadores: Mónica Alexandre e Maria de Lurdes Silva
Metodologia / Envolvimento dos Alunos
No âmbito do projeto Eco-Escolas, foi sugerido que as crianças desenvolvessem o desafio UHU - escultura de um mocho.
Partindo de algumas histórias e de pesquisas sobre as várias espécies de mochos, aprofundou-se o conhecimento sobre as aves de rapinas noturnas em Portugal - as crianças aderiram com entusiasmo a esta atividade.
Após reunião com os grupos para apresentação do projeto, foram surgindo ideias para a elaboração da escultura do mocho, utilizando diversos materiais reutilizáveis e materiais naturais colhidos e provenientes da floresta existente contígua ao Centro Escolar.
O trabalho foi iniciado com a construção da estrutura interna do mocho, utilizando de garrafões plásticos cobertos por várias camadas de bolas de papel de jornal embebidas em cola branca. Moldada a forma, as crianças iniciaram o revestimento, utilizando revistas/jornais velhos para colarem em tiras sobrepostas.
De seguida foram selecionados materiais (serapilheira, lãs, tecidos, pinhas, folhas secas, ...) que se aproximassem das cores do mocho observado como base de trabalho. Foram marcados e recortados nos tecidos a formas que dariam lugar às penas e aos olhos. Para o bico colocámos dois bocadinhos de pinhas, os olhos foram feitos com sobras de lã, cápsulas de café e um alfinete.
Finalizada a escultura, foi exposta durante uma semana no átrio da escola do primeiro ciclo e depois na nossa horta biológica.
Fotos da escultura: