Trabalhos 2021-22
Escultura de um Mocho
Escola Secundária Dr. Mário Sacramento (Aveiro)
Escalão: 3º escalão (secundário, profissional e superior)
Memória Descritiva:
A construção de uma Escultura de Um Mocho é um projeto proposto pelo Programa Eco-Escolas a todas as escolas, dentro do tema economia circular. Na Escola Secundária Dr. Mário Sacramento abraçámos este projeto com os alunos do 10.ºK, Curso Profissional de Técnico de Gestão do Ambiente, sob a orientação das docentes de Projetos em Ambiente e Qualidade Ambiental. A turma é constituída por alunos que estão sensibilizados para a questão da proteção do ambiente e para o desenvolvimento sustentável, nomeadamente a reutilização criativa de materiais.
Para iniciar o desafio as docentes orientadoras apresentaram o seu regulamento, e relembraram aos alunos a importância da regra dos 3 R´s, onde a reutilização, base da economia circular, assume um papel preponderante.
Após recordadas as noções anteriores passámos à fase de projeção do mocho numa folha A4. Numa primeira fase discutimos os materiais a utilizar e seguidamente desenhámos o mocho e ensaiamos e colámos os materiais que decidimos utilizar.
Para a construção do mocho propriamente dita, os alunos recorreram aos seguintes materiais: papel de jornal, papelão, 2 balões, pinhas (2 tipos), berlindes, tampas de iogurte, fibras de trono de palmeira, fio de sisal, troncos de madeira e ainda, pistola da cola, cola e tesoura da poda.
Dado que o mocho tem um corpo arredondado, os alunos utilizaram um balão para dar forma ao corpo e outro para dar forma à cabeça. Encheram os balões e começaram a colar tiras de papel de jornal, colando os dois balões um ao outro para dar a forma total do corpo do mocho, repetiram este passo várias vezes, deixando secar entre cada vez. Depois destas etapas, os alunos preencheram todo o corpo, à exceção do local onde seriam coladas as asas, usando cola quente, com as brácteas das pinhas, que cortaram e apararam uma a uma, com uma tesoura de podar, para lhes dar um aspeto mais uniforme e facilitar a sua colagem.
As asas foram recortadas em papelão, forradas, também, com as brácteas das pinhas no exterior e com fibras de tronco de palmeira no interior, sendo, posteriormente, coladas ao corpo do mocho. O acabamento das asas na extremidade foi feito com fio de sisal. Para os olhos os alunos escavaram um pouco na estrutura do corpo do mocho e colaram duas tampas de iogurte e berlindes. Para os tufos na cabeça, vulgarmente designados de orelhas, foi utilizada a fibra do tronco de palmeira, em dois tons diferentes. As patas do mocho foram reproduzidas utilizando pinhas mais pequenas de uma outra espécie, utilizadas também na cara do mocho para a destacar do restante corpo. Neste momento a Escultura do Mocho está exposta na FNAC do Fórum de Aveiro.
Alunos do 10.ºK Escola Secundária Dr. Mário Sacramento
Maio 2022
Fotos da escultura: