Trabalhos 2021-22
Escultura de um Mocho
Centro Escolar de Arcos (Anadia)
Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
Memória Descritiva:
O Projeto, Escultura de um Mocho, foi proposto à Escola pela Coordenadora do Projeto Eco-Escolas, tendo a turma do 1º C aderido. Os alunos foram orientados pela professora Susana Santiago.
Aquando da introdução do dígrafo ch, na área do Português, uma das palavras que surgiu foi "mocho" e aliado a isso, na área de Estudo do Meio, estudavam-se os animais. Formularam-se algumas questões, de forma a melhor conhecerem o "Mocho", nomeadamente "Como é"; "Onde habita", "Como se desloca", "De que se alimenta", "Como se reproduz" e, ainda, um espaço para "Outras informações". Depois de visualizados alguns vídeos, e com a informação recolhida, procedeu-se à planificação que norteou uma Oficina de Escrita acerca do Mocho.
Posto isso, e centrado na ideia de promover a Educação Ambiental, passou-se à discussão de quais os materiais a usar e a forma de executar a escultura. Posteriormente, os alunos fizeram um desenho de como imaginavam o Mocho com os materiais escolhidos e, terminado o trabalho, passou-se à elaboração da escultura.
Processo de construção do “Mocho”:
- Fez-se o corpo do “Mocho” partindo de uma caixa de leite escolar, na qual se colocaram dois frascos enrolados em jornal para concederem peso.
- Para a decoração do corpo do “Mocho” foram utilizadas sobras e aparas de lápis, coladas com cola líquida e quente. Para a recolha de sobras de lápis, contámos, com as da turma e as de outras que a nós se juntaram.
- Para as asas, foi usado cartão da caixa do leite escolar, decoradas com aparas de lápis e coladas com cola líquida.
- Os olhos foram feitos com duas tampas de frutinha que os alunos bebem, nas quais foram colados dois botões pretos que uma aluna trouxe de casa.
- Para o bico, foram usadas três massinhas que um dos alunos trouxe para o efeito.
- Na parte terminal do corpo do “Mocho” foram coladas partes de pinhas para servirem de garras.
- Para fazer a ligação à Natureza, foi utilizada cola quente para fixar o “Mocho” a um ramo de sobreiro.
Fotos da escultura: