Select Page

Trabalhos 2021-22

Escultura de um Mocho

Escola EB 2,3 Dr. Ruy D'Andrade (Entroncamento)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Memória Descritiva:
O projeto «Escultura de um Mocho» foi desenvolvido na disciplina de Educação Visual, mais propriamente nas turmas do 9º Ano no âmbito da Arte Sustentável.
A ideia principal deste projeto é a construção da escultura de um mocho, alertando para o problema da reciclagem. Assim o reaproveitamento ou reutilização dos resíduos consiste em transformar um determinado material usado em benefício de outro, dando assim um pouco origem à Arte Contemporânea. É importante saber que depois de 1960 os artistas decidiram apresentar propostas completamente novas, romperam as barreiras que definem estilos, géneros e disciplinas artísticas, criaram obras que conjugam matérias, técnicas e suportes tradicionais com novos elementos … dando à arte contemporânea características como: A riqueza temática, o tom provocativo e critico, a força temática, a capacidade de criar experiências físicas e emocionais forte, a ambiguidade, a ausência de regras pré-estabelecidas entre outras.
Em resumo, os artistas contemporâneos conjugam diferentes disciplinas e linguagens artísticas; da obra de arte podem fazer parte quaisquer tipos de materiais ou elementos; o significado de obra de arte surge a partir das formas representadas e das interpretações do observador e para apreciar a obra de arte, o observador tem de assumir um papel ativo.
Partindo da proposta de trabalho e tendo como princípio de que todo e qualquer material pode ser aplicado a uma obra de arte, procurando assim romper-se o limite da superfície, criando uma junção da pintura com a escultura. Levou os alunos a aderirem ao projeto com muito empenho, motivação e entusiasmo.
No que concerne as aprendizagens elas consistem o seguinte:
- Enquadrar objetos artísticos de diferentes culturas e períodos históricos, tendo como referência os saberes da história da Arte (estilos, movimentos, intencionalidades e ruturas)
-Relacionar o modo como os processos de criação interferem na intencionalidade dos objetos artísticos.
- Transformar os conhecimentos adquiridos em novos modos de apreciação do mundo.
- Manifestar expressividade nos seus trabalhos, selecionando, de forma intencional, conceitos, temáticas, materiais, suportes e técnicas.
Escola Básica 2,3 Dr.º Ruy d´Andrade, Entroncamento
Alunos turma J ,do 9ºano, de escolaridade a saber:( Dinis Cordeiro; João Boavida; Rodrigo Pires; Vasco Baldeias, João Mourato e Rodrigo Santos.

Fotos da escultura: