Select Page

Trabalhos 2021-22

Escultura de um Mocho

Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora (Caminha)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Memória Descritiva:
Materiais:
Rolhas de garrafa de cortiça, corticite, pinhas de pinheiro, tronco de madeira, caixas de tubos de cola UHU, bisnagas de cola UHU, alicates, x-ato, arame, corda, tintas e esponja.
Metodologias:
O projeto foi desenvolvido por duas turmas do 1.º ciclo (2.ºano e 3.º/4.ºanos). Os alunos já tinham muitos conhecimentos adquiridos sobre esta ave de rapina e noturna, pois em paralelo com este projeto desenvolveram um projeto de estudo de opinião (NEPSO) com o tema “Gaivotas em terra, problemas à vista”. Um dos conhecimentos adquiridos foi que se pode excluir as zonas de pouso das gaivotas urbanas através de dispositivos físicos, como por exemplo, estátuas de mochos. Assim, os alunos projetaram os desenhos que viriam a materializar-se na escultura.
A escultura do mocho está em cima de um telhado, para transmitir à comunidade que desta forma estaremos a zelar pelas gaivotas, pois fogem para o seu habitat natural, a orla costeira, bem como pela saúde pública das pessoas e a relembrar o papel importante do mocho na sustentabilidade no planeta Terra.
O mocho foi construído totalmente com rolhas de cortiça de garrafas usadas, as patas com arame e corda, asas com corticite e nos olhos usou-se uma caixa de cola UHU.
A casa foi construída com pinhas (telhado), cartão e madeira (base do telhado), rolhas de cortiça (paredes), caixas de cola UHU (porta, janelas e chaminé).
O painel de fundo foi pintado com a técnica de esponja e as gaivotas foram construídas pelos pais dos alunos numa campanha de sensibilização realizada na escola no final do 1.º período.

Fotos da escultura: