Trabalhos 2021-22
Escultura de um Mocho
Centro Escolar de Vieirinhos (Pombal)
Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
Projeto do mocho:
Memória Descritiva:
Memória descritiva
A inscrição no desafio, surgiu, no âmbito da continuidade de outros projetos já desenvolvidos e em desenvolvimento.
Partindo das ideias das crianças, e no âmbito da planificação/concretização do desafio Mocho, e da proposta das crianças de que a nossa escultura tivesse dois lados para “ficar mais gira” e “ter muita arte!”, realizou-se um mocho como parte central em cartão, que depois foi sendo “trabalhado” de forma diferenciada de ambos os lados.
Materiais: cartão, lãs, folhas de revista, cola, pinceis, tintas, lápis, embalagens, tesouras, lápis de cor pequenos, flores de prótea secas, lixo recolhido na ação de limpeza da praia.
As folhas de revista foram coloridas, recortadas sob a forma de penas, o cartão foi usado para diversas partes do mocho, corpo por sobreposição de camadas, bico e patas, bem como para a base da escultura, quer na vertical quer na horizontal.
As embalagens foram recortadas em tiras e posteriormente em quadrados que depois foram colados, aproveitando a cor prateada.
Os lápis que já estavam demasiado pequenos ganharam aqui nova vida, bem como os resíduos recolhidos na praia e previamente selecionados e higienizados. As crianças foram observando-os e ditando a sua nova função, corpo, cabeça e olhos e por fim as asas para voar com a nossa imaginação. As patas assentes na criatividade e na calmaria do azul, de corda naturalmente, para sonharmos com um mundo mais sustentável, mas sempre com as “patas” bem “atadas” na capacidade de todos e de cada um para contribuir para um mundo melhor.
Fotos da escultura: