Trabalhos 2021-22
Escultura de um Mocho
Escola EB1/JI Avenida- Riba de Ave (Vila Nova de Famalicão)
Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
Memória Descritiva:
Mocho AMBISABIUHU
“in Dicionário” da Escola de Riba de Ave: “nova espécie de Mocho criado pelas turmas do 4º ano; Mocho sábio Ambiental; Tipo de Mocho preocupado com o futuro do meio ambiente, muito ligado à educação ambiental, preservação e proteção do meio ambiente; espécie nova de Mocho símbolo da sabedoria ambiental”.
Este Mocho “especial” foi criado por duas turmas do 4º ano de escolaridade da Escola EB1 de Riba de Ave, Vila Nova de Famalicão. Como Ponto de partida houve uma conversa com os alunos sobre o projeto a desenvolver, para a sensibilização, para a proteção e preservação do meio ambiente, tendo como base a reutilização (Materiais recicláveis e naturais).
Em seguida foi elaborado um plano de trabalho em que se pretendia que cada aluno fizesse um desenho de um Mocho com recursos a materiais recicláveis e uma pequena pesquisa na internet sobre as várias espécies de Mochos. Após este trabalho/pesquisa foi escolhido um trabalho, através de uma votação que permitiu selecionar o projeto do Mocho que viria a ser construído.
Os alunos são as personagens principais e fundamentais na Educação Ambiental, uma vez que são elas que futuramente terão um papel fulcral na preservação e proteção do meio ambiente.
A Educação Ambiental tem um papel essencial na nossa sociedade, as nossas crianças fazem parte dessa sociedade e o nosso Planeta está nas suas mãos. Perante estes factos, o nosso intuito foi tentar aliar esta preocupação ambiental ao simbolismo do Mocho, simbolismo esse que reconhece o Mocho como sendo um animal inteligente, com sabedoria e muito conhecedor do que o rodeia (Dai o conhecimento). Para além da sabedoria o Mocho “indica” escolhas inteligentes e “dá” bons conselhos, neste caso específico, conselhos sobre a Proteção Ambiental. Para fazer o nosso Mocho os materiais utilizados foram sobretudo recolhidos na escola, alguns alunos trouxeram, inclusive “lixo de casa” e materiais que já não usavam ou estavam danificados.
Processo de construção do Mocho AMBISABIUHU
Como base foi usado um garrafão de água (Plástico) cheio de rolhas de cortiça, no seu interior, para criar algum peso. No cimo, colamos uma bola de plástico de um globo de terrestre, completando assim a figura do Mocho. Todo o corpo e cabeça foram cobertas com folhas de árvores (naturais) e rodelas de rolhas de cortiça para “imitar” as penas. Para representarmos os olhos, tão característico deste animal, usamos cápsulas de café vazias e pioneses. Por fim colocamos o Mocho em cima de dois livros/caixas para simbolizar a sabedoria. Todos os materiais foram colados com cola líquida e cola quente UHU.
Fotos da escultura: