Trabalhos 2021-22
Escultura de um Mocho
Escola EB de Alenquer (Alenquer)
Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
Projeto do mocho:
Memória Descritiva:
Desafio 2021/2022 – Escultura de um Mocho
A ideia do nosso projeto surgiu a partir dos temas estudados na Disciplina de Estudo do Meio (destruição de florestas, poluição, esgotamento de recursos, extinção de espécies, a interferência do ser humano na vida dos Oceanos, …).
Após a apresentação do que era pedido, constituímos grupos de trabalho. Cada grupo apresentou uma proposta possível. Todas as propostas tinham como ponto de partida o tratamento do lixo doméstico, pois tínhamos visto um vídeo onde ficamos a saber que se o lixo for bem reciclado é uma grande riqueza.
No entanto, quando a professora apareceu com uma rede recolhida na praia de Santa Rita, todos achamos importante trabalhar a partir desta rede. Debatemos os problemas que poderiam acontecer se a rede entrasse no mar.
Decidimos que iriamos utilizar a rede para fazer a escultura. Com este material, queremos chamar a atenção para a necessidade de reciclar os plásticos, pois estes não se desfazem com facilidade, o que provoca muita poluição. Para revestir a escultura pensamos nos restos de folhas e plantas, pois este lixo que se degrada facilmente deve ser posto num compostor para com ele produzirmos os fertilizantes para as nossas hortas.
A modelação da rede foi difícil. Fomos atando fios uns nos outros e por fim a professora com uma agulha grande e linhas deu um jeito para formar a cabeça. Colocamos duas tampas de garrafão a servir de olhos. Seguidamente, fizemos uma base com papelão das embalagens do leite escolar, na qual colamos a escultura. A cobertura foi iniciada em camadas de folhas que fomos colando de modo a parecerem as penas do mocho.
Foi um desafio que nos encheu de curiosidade e vontade de ensinar os outros a reciclar bem o lixo, para evitar poluição e produzir riqueza.
Trabalho coletivo
Turma 4º AA
Escola Básica de Alenquer
Fotos da escultura: