Trabalhos 2021-22
Escultura de um Mocho
Escola EBI Mário Beirão (EB 2,3) (Beja)
Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)
Memória Descritiva:
Escultura de um mocho – Ecomocho Mário
Os alunos do 2º ciclo da Escola Mário Beirão de Beja foram desafiados, após estudarem em ciências naturais o tema da biodiversidade animal, a construir uma escultura de um mocho a três dimensões, em educação tecnológica e em educação visual, recorrendo à reutilização de materiais diversos. Ficaram bastante entusiasmados com a ideia que lhes foi apresentada. ( foto1). Houve debate de ideias num espaço de reflexão e de critica democrática sobre a temática (foto2). Rapidamente começaram a projetar um desenho, com recurso a colagens da escultura que pretendiam construir. (foto3)
Os alunos compreenderam desde logo que somos nós que ameaçamos a biodiversidade do nosso planeta. Esta está relacionada com a variedade de formas vivas que existem no nosso planeta, desde micro-organismos até grandes plantas e animais e também com a variedade genética encontrada e com os ecossistemas que nos rodeiam. Ela é primordial para o equilíbrio do ambiente em que vivemos daí a importância em a conhecer e preservar. Como no dia 22 de maio se comemora o Dia Internacional da Biodiversidade surgiu a ideia dessa comemoração ser feita com o terminus dos projetos para que depois sejam expostos para alertar toda comunidade escolar da necessidade de preservação e regeneração das espécies, através da mudança de comportamentos que a destrua.
A metodologia utilizada foi elaborarem um projeto, em educação visual, de um mocho com materiais do nosso dia a dia que se pudessem reutilizar para a construção do mesmo a três dimensões e em Educação tecnológica fizeram a pesquisa e recolha desses mesmo materiais para que de uma forma criativa os conseguissem interligar com consistência.
Desta forma os materiais utilizados para a execução desta escultura foram muito variados incidindo nas latas e plásticos, como por exemplo: garrafas de sumo, garrafões de água; latas de grão e ou feijão; latas de bebidas; como também pacotes de leite; embalagens de bolos em plástico; pratinhas de pastel de nata; caricas; tampas de plástico; embalagem de creme do cabelo…
Utilizaram ainda caixa de madeiras tubos de cartão; papeis diversos e cartões; embalagens de ovos e tintas de guache para as suas decorações.
As técnicas para as suas execuções foram diversas, entre elas corte com tesoura e serrote; pintura a guache; colagem com cola líquida e cola quente da UHU; pintura a guache e canetas de acetato.
A motivação foi elevada e o trabalho desenvolvido tem uma grande finalidade, contribuir para alertar e promover a biodiversidade animal.
Assim temos vários projetos, com materiais diversos e com a mesma finalidade.
Vamos promover a biodiversidade animal!
Fotos da escultura: