Select Page

Trabalhos 2021-22

Escultura de um Mocho

Externato O Mundo da Criança (Torres Vedras)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Memória Descritiva:
No âmbito do estudo da biodiversidade animal nas aulas de ciências da natureza, houve uma parceria com as aulas de educação ambiental e então foi lançado aos alunos este desafio, projetar uma escultura de um mocho.
Após isto, os alunos fizeram uma pequena pesquisa sobre os mochos em Portugal e ficou decidido que nos íamos inspirar no mocho-galego.
O projeto foi realizado em várias fases: primeiro todos os alunos fizeram um projeto, depois foi escolhido um em conjunto, depois a turma foi dividida em dois grupos, um começou a fazer o projeto com colagens e outro grupo pensou como poderíamos construir a nossa escultura, em 3D.
A proposta realizada à turma foi utilizar maioritariamente papel, pois é um material fácil de trabalhar e que cola bem, cartão (caia de cereais para a base), revistas para o corpo e jornal para a asa. Os olhos serão com rolhas de plástico.
Para fazer a distinção entre o corpo e a asa utilizámos a técnica de quilling para a asa e papel machucado para o corpo, para a zona dos olhos fizémos franjas com papel de revista e enrolámos (tipo flor).
Para as patas e garras utilizámos um tudo de jornal.
Por fim pintámos com tinta castanha e pintalgamos com tinta branca.
Colocámos uma pedra como suporte à nossa escultura.
Mocho-galego
O mocho-galego (Athene noctua) é uma ave de rapina noturna de pequeno porte e compacta, com plumagem de cor variável, acastanhada com manchas brancas. Exibe partes superiores castanhas com pintas brancas – estas mais evidentes no dorso – e partes inferiores esbranquiçadas, fortemente listradas de castanho. A cabeça é grande e arredondada, sem ‘orelhas’. O disco facial, marcado de forma mais intensa nos indivíduos mais escuros, em conjunto com a cor amarela dos olhos e as listas supraciliares brancas e oblíquas, que sobressaem no mesmo, conferem a este mocho uma expressão severa. A cauda é curta, castanho-escura com barras esbranquiçadas e as patas são compridas relativamente ao corpo. O bico é amarelo-esverdeado e as garras acastanhadas, apresentando estas a ponta mais escura. A fêmea é, em média, mais pesada que o macho.
https://strirapinasnocturnas.com/aves-rapina-nocturnas-portugal/mocho-galego/

Fotos da escultura: