Trabalhos 2021-22
O que é para ti o consumo sustentável?
Escola Básica de Oliveira S. Mateus (Vila Nova de Famalicão)
Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
Memória Descritiva:
O que é para ti o consumo sustentável?
Tendo por base o desafio UHU, as crianças foram convidadas em grande grupo a definirem o que em seu entender era a definição de “consumo sustentável”. Neste diálogo recolhemos as seguintes afirmações: “é não estragar o planeta” (A, 4anos); “é usar coisas que iam para o lixo nas nossas atividades”(B, 5anos); “é sabermos reciclar, reduzir e reutilizar as coisas que gastamos” (C, 6 anos); “é ser amigo do ambiente e limpá-lo” (D, 7anos); “é limpar a flores, o parque, o mar, a escola e a nossa casa” (E, 5 anos); “é fazer pulseiras e fios com materiais que estavam em fim de vida e iam para o lixo” (F, 5 anos); “é não desperdiçar a água da piscina quando está calor e não deixar as luzes ligadas sem estar lá ninguém” (G, 5 anos); “é ser atento e não fazer poluição no planete” (H,6anos); “é ser amigo de tudo” (I, 4 anos); entre outras.
De seguida iniciaram-se as pesquisas em materiais da imprensa escrita e na internet. A tarefa para casa, como se iniciava o fim de semana, assentava na pergunta do desafio “O que é para os pais e amigos o consumo sustentável”. Vindas as respostas, no primeiro dia da semana seguinte, continuamos a tarefa. De forma organizada por grau de interesse, caraterísticas das crianças, complexidade dos materiais a usas e tempo e espaços de realização, iniciamos a ilustração utilizando a técnica de collage, em A4, sobre o consumo sustentável. A panóplia de materiais usados passava por: plásticos; botões; paus; cartão; revistas, restos de cortiça; pedras, caricas, rolhas de garrafas; panos; arame; (…).
Finalizado o trabalho e voltando em grande grupo para um momento de avaliação e reflexão do produto final, as crianças quiseram fazer dele um jogo interativo, intitulado com o nome do desafio. Fizeram cartões com a ilustração da cada um dos retângulos do trabalho, numerados de 1 a 6 e com as frases alusivas a cada número e ilustração. De seguida, colocaram os cartões num pequeno saco de pano ao lado da ilustração. Para jogar, de preferência 6 jogadores (crianças) e um adulto - orientador e leitor das frases. O jogo termina, quando as crianças encaixam o cartão na imagem correspondente.
Em suma, quisemos que as crianças se vão apercebendo que as suas atitudes e valores devem sem de comprometimento e partilha de conhecimentos, em que o desenvolvimento sustentável se baseie um processo de mudança no qual a exploração dos recursos, o direcionamento dos investimentos, a orientação do desenvolvimento tecnológico e a mudança institucional estejam em harmonia e reforcem o atual e futuro potencial para satisfazer as aspirações e necessidades humanas.
A importância do desenvolvimento sustentável é bastante simples: se não adotarmos medidas sustentáveis, faltarão recursos naturais no futuro. Precisamos utilizar os recursos de maneira consciente para não afetar as gerações futuras, caso contrário essas enfrentarão escassez de alguns produtos, bem como um aumento de preço em decorrência dessa redução.
Fotos do trabalho realizado em collage: