Select Page

Trabalhos 2021-22

Painel da Biodiversidade da Minha Terra

Escola Básica e Secundária Joaquim Inácio da Cruz Sobral (Sobral de Monte Agraço)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Pesquisa sobre a biodiversidade local:

Memória Descritiva:
Legenda das imagens : desde o 1º período que em algumas aulas de Oficina + Saber e Geografia e Ciências Naturais, a turma do 7ºA se deslocara ao recinto da escola para descobrir os seres vivos que aí vivem. Com o apoio da app inaturalist, os alunos identificavam o nome vulgar e o nome cientifico de cada espécie e enviavam para o padlet que a professora de Geografia criara para a abordagem do tema da biodiversidade e o envio das respetivas fotos.
Público alvo: 7ºA (22 alunos)
Objetivos:
Aquisição de uma visão global da dinâmica terrestre, numa abordagem multidisciplinar.
Identificação de espécies locais.
Desenvolvimento da autonomia e relações interpessoais.
Aquisição de competências digitais.
Memória descritiva das atividades desenvolvidas:
1- Caracterização de paisagens geológicas determinantes da distribuição variabilidade e equilíbrio da biodiversidade.
2- Caracterização do clima da região e respetivo bioma. Identificação das espécies a autóctones.
3-Utilização da aplicação I Naturalist app, como ferramenta digital de suporte à identificação de cada espécie (aulas de campo no recinto escolar, bem como recolhas nas áreas de residência dentro do concelho).
4- Orientação dos dados recolhidos e pesquisas efetuadas. Envio para o padlet criado para abordagem do tema da biodiversidade.
5- Planificação do trabalho de divulgação (Painel da biodiversidade) em termos de execução e materiais a utilizar.
6- Divulgação de orientações do trabalho / Plataforma Teams.
7- Elaboração de Painel de suporte à divulgação de dados (Painel da Biodiversidade / Ciências Naturais).
7.1- Seleção de materiais (cartão, papel, cortiça).
7.2- Construção do Painel (cartão e papel reciclado).
7.2- Elaboração, utilizando desenho, pintura ou recorte de motivos alusivos e decorativos (logotipos, insetos, flores) a partir de rolos de cozinha ou papel higiénico).
7.3- Seleção de slogan apelativo à preservação e equilíbrio da biodiversidade.
7.4- Organização de imagens e conteúdo identificativo de cada espécie.
7.5- Colagens em função da criatividade manifestada.
Professores: Mª Gabriel Pipa (Oficina@+saber, Geografia), Mª Helena Mil-Homens (CN)
(Sobral de Monte Agraço, 25/05/2022)

Fotos do painel: