Trabalhos 2021-22
Painel da Biodiversidade da Minha Terra
Escola EB1/PE Visconde Cacongo (Funchal)
Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
Pesquisa sobre a biodiversidade local:
Memória Descritiva:
Painel da Biodiversidade da Minha Terra
EB1/PE Visconde Cacongo
Coordenadora Eco-Escolas: Ana Vieira
Turma participante: 4º ano A
A EB1/PE Visconde Cacongo inscreveu-se na atividade ‘Desafio 2021/2022 - Painel da Biodiversidade da Minha Terra’, no sentido de abordar o tema do ano “Biodiversidade: Preservar e Regenerar”.
Este é um tema particularmente importante para a nossa escola, uma vez que esta fica situada na ilha da Madeira, toda ela muito rica em Biodiversidade. Parece-nos imprescindível abordar esta temática com os nossos alunos, desde tenra idade, de modo a despertar a consciência dos alunos para a necessidade de preservar a nossa riqueza natural, com especial enfoque para a Floresta Laurissilva.
Assim, e em trabalho colaborativo, o tema foi introduzido através de pesquisa em revistas do IFCN e a partir da exploração da obra literária infantil ‘A Fada Íris e a Floresta Mágica’. Posteriormente, os alunos escolheram os elementos de Biodiversidade a representar: loureiro, massaroco, estreleira, bisbis, tentilhão e pombo trocaz. Com a pesquisa e o conhecimento adquirido, criaram o bilhete de identidade desses elementos, para exposição no âmbito do Dia Eco-Escolas. De seguida, escolheram os materiais a reutilizar e iniciaram o trabalho, com tecidos, revistas, jornal, feltro, cápsulas de café, copos de plástico, cartão, algodão, cascas de pinheiro, pau e materiais de desgaste (tinta, cola, etc.).
A atividade permitiu aos alunos um maior conhecimento sobre a Biodiversidade da Madeira e contribuiu para a reutilização de materiais, numa sociedade mais sustentável, em que se implementa a prática dos 5 R’s. Este desafio integra-se no trabalho que a escola desenvolve em prol de um planeta mais limpo, enquanto uma Eco-Escola há 10 anos.
O trabalho final foi exposto na escola aquando do Dia Eco-Escolas.
Fotos do painel: