Trabalhos 2021-22
Painel da Biodiversidade da Minha Terra
Escola Secundária de Castro Daire (Castro Daire)
Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)
Pesquisa sobre a biodiversidade local:
Memória Descritiva:
O projeto "Painel da Biodiversidade na Minha Terra", teve como principal objetivo dar a conhecer a biodiversidade existente na região, assim como, promover a proteção da mesma.
O projeto foi dado a conhecer aos diretores de turma, aos professores de Ciências Naturais e aos professores de Educação Visual, via email, pela coordenadora do Eco - Escolas.
As professoras que lecionam as duas disciplinas acharam o projeto muito interessante e, uma vez que os objetivos do projeto vão de encontro a uma das temáticas lecionadas na disciplina de Ciências Naturais,: "Equilíbrio dinâmico dos Ecossistemas" decidiram participar no mesmo e envolver todos os alunos das turmas do 8ºano.
O trabalho com os alunos foi desenvolvido da seguinte forma:
1- Nas aulas de Ciências Naturais, os alunos pesquisaram a Biodiversidade típica da região, pesquisando a informação solicitada em vários sites fornecidos pela professora e, elaboram uma mensagem apelativa à conservação da Biodiversidade.
2- Seguidamente, na aula de Educação Visual constituíram-se grupos de trabalho.
3- A professora de Educação Visual forneceu as orientações aos alunos para a construção do painel, seguindo as diretrizes emanadas pela ABAE. Referiu que o objetivo da atividade era produzir um painel, no mínimo, A2 e no máximo com 1m2, recorrendo a colagens, que representassem a Biodiversidade da região onde se localiza a escola. Referiu ainda que o mesmo teria de incluir mensagens apelativas à conservação da Biodiversidade.
4- Os vários alunos de cada grupo, recolheram vários materiais recicláveis, tais como, panfletos de supermercado, jornal, revista, cartão, rolhas de cortiça, caixas de ovos, caixas de bolachas, esferovite, tampinhas, aparas de lápis (recolhidas nas aulas de Educação Visual) entre outros.
5- A ideia para a construção gráfica dos painéis surgiu a partir de frases mencionadas por alguns alunos, como: "Temos que representar o rio Paiva e a serra de Montemuro que são os ex-libris da nossa região! E podemos representar as trutas do rio! Podemos também colocar a borboleta azul -das-turfeiras que é tão representativa da nossa região!"
Os alunos consideraram estas ideias como um mote para a construção dos painéis. Pois assim, realçam a biodiversidade da região e realçam aspetos característicos da paisagem Castrense.
6- Após a conclusão dos painéis, foi feita a eleição do melhor painel por turma, a partir de um júri constituído por professores dos Grupos Disciplinares: de Biologia/Geologia, de Educação Visual, de Físico-Química e por alunos do Ensino Secundário. Após esta eleição, foi feita a eleição do painel vencedor da escola, que será submetido a concurso na plataforma do Eco - Escolas.
- Na elaboração do painel vencedor foram utilizadas as seguintes técnicas: desenho, recorte, colagem e pintura.
Os materiais utilizados foram essencialmente:
- cartão grosso para a base do painel;
- cartão de caixas de bolachas Oreo, para construir a borboleta azul-das-turfeiras:
- tampinhas de plástico azul, para construir o rio Paiva;
- recortes de jornal , para construir a truta;
- recortes de revistas e de jornal para construir a raposa;
- aparas de lápis para construir o castanheiro;
- rolhas de cortiça para representar a serra do Montemuro;
- esferovite para as nuvens;
- tinta de guache (azul) para o céu, (verde) para as rolhas de cortiça e, (castanho) as castanhas , situadas ao lado do tronco do castanheiro.
7- Exposição de todos os painéis construídos num local de destaque da escola.
NOTA: O projeto "Painel da Biodiversidade da Minha Terra" está a ser objeto de uma DAC em todas as turmas de 8ºano do Agrupamento de Escolas de Castro Daire.
Fotos do painel: